O que é Marketing Digital?

Todo mundo fala que faz Marketing Digital. Mas será que sabem mesmo como fazer?

E mais: o que é Marketing Digital e para que serve?

Essas são questões importantes para você que tem uma empresa, comercializa produtos ou serviços, administra a imagem de uma pessoa pública ou de uma marca.

E não vamos resumir o Marketing Digital a “curtir”, “compartilhar” e “comentar”. Quem faz isso vê a concorrência ganhando dinheiro e não entende por que não consegue sair da mesmice.

Por isso, vamos finalmente entender o que é, como funciona e as consequências positivas de um Marketing Digital feito de maneira correta?

Quando surgiu o Marketing Digital?

Apesar de essa expressão ser bastante recente para a maioria das pessoas, afirma-se que o Marketing Digital surgiu há mais de 100 anos. CEM ANOS?

Pasmem, é verdade!

Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi realizou a primeira transmissão pública de sinal wireless. Ele foi o criador do Rádio e, com o desenvolvimento de suas pesquisas, conseguiu enviar sinais de código morse por águas abertas.

Esse foi o estopim para, cerca de 10 anos depois, o rádio conseguir impactar o público em geral.

Não demorou muito para perceberem que isso poderia ser usado para VENDER. Pronto, o Marketing Digital começava a dar os seus primeiros passos, ou melhor, a engatinhar.

Imagino que você continue questionando a respeito do surgimento do Marketing Digital, pois naquela época não existia ainda a Internet. E o que uma coisa tem a ver com outra? A seguir nós vamos entender.

Afinal, o que é Marketing Digital?

Há tempos que a palavra Marketing faz parte do nosso dia a dia, mas quando falamos de Digital, há uma série de questões que precisamos esclarecer para você.

O Marketing Digital não depende exclusivamente da Internet para existir. Trata-se de um tipo de Marketing que envolve APARELHOS ELETRÔNICOS. Por isso, ele pode acontecer tanto online quanto offline.

É claro que a união INTERNET + MARKETING DIGITAL formou uma parceria imbatível e essencial para os dias de hoje. Esse é o Marketing Digital Online.

Quando fazemos Marketing no rádio ou na televisão, por exemplo, temos exemplos clássicos de Marketing Digital Offline.

Compreende a diferença?

Então, simplificando: Marketing Digital é qualquer tipo de marketing que envolva produtos ou serviços e que utilize aparelhos eletrônicos para existir.

Com o surgimento da Internet e em função da importância que ela ganhou na vida de todos nós, as pessoas acostumaram-se a dizer – e a pensar também – que sem a WEB o MKT Digital não existe.

Mas agora você já sabe que não é bem assim, correto?

Como funciona o Marketing Digital?

O Marketing Digital online surgiu na década de 1990 e, a partir dali, as empresas descobriram uma excelente opção – acessível e eficaz – para promover seus produtos e serviços.

De lá pra cá, cada vez mais as pessoas têm introduzido dispositivos digitais no seu dia a dia e no processo de pesquisa e compra.

E isso mudou completamente o acesso a informações a respeito de produtos e serviços. Antes era preciso ir até uma loja física para pesquisar sobre alguma coisa e conversar com vendedores que, certamente estão treinados para mostrar apenas o lado bom da compra, tentando a todo custo convencer o comprador.

Hoje o consumidor não é mais passivo; ele tem na Internet todas as informações a respeito daquilo que deseja comprar: informações técnicas, comparação de preços, opiniões de outros consumidores a respeito de determinado produto/serviço.

Apesar de ainda existirem pessoas que preferem comprar em lojas físicas, a facilidade que as vendas online proporcionaram tornou indispensável o Marketing Digital.

É importante frisar que o Marketing Digital não é bom apenas para o consumidor.

As empresas têm um mercado amplo para fortalecer a sua marca, fidelizar o cliente e emplacar excelentes oportunidades de negócios.

Para isso, trabalha com diversas opções que alcançam em cheio o cliente em potencial:

SEO (Search Engine Optimization).
Email Marketing.
Redes Sociais.
Marketing de Conteúdo.
PPC (“pague por clique”).
Marketing de Afiliados.
SEM (Marketing de Busca).

Vantagens do Marketing Digital

Para você não ter mais dúvidas a respeito da eficiência do Marketing Digital, veja só algumas das muitas vantagens:

– ABRANGÊNCIA – você consegue atingir um número maior de clientes em potencial.

– SEGMENTAÇÃO – é possível determinar exatamente quem são as pessoas que devem ser impactadas pelo seu conteúdo.

– VOCÊ E SEU CLIENTE – contato direto com seu público-alvo. As redes sociais são um excelente canal de atendimento e um termômetro muito eficiente para saber o que seu público pensa a respeito da sua marca.

– MENSURAÇÃO DE RESULTADOS – o Marketing Digital permite que você acompanhe em tempo real os resultados das suas campanhas, o que possibilita a mudança de estratégia para que seu caminho seja apenas de sucesso.

– COMPETITIVIDADE – uma empresa que faz Marketing Digital é muito mais competitiva do que uma concorrente que não faz, mesmo sendo menor do que as outras.

– POSICIONAMENTO – o Marketing Digital posiciona a sua empresa no mundo digital, tornando o seu negócio uma referência no segmento.

– CUSTO MENOR – essa é uma das principais vantagens: além de MUITO EFICIENTE, o custo de implantação de campanhas de Marketing Digital é infinitamente menor quando comparado a outros tipos de publicidade.

Agora me diga: tem como o seu negócio sobreviver sem Marketing Digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Entre em contato