De uma coisa ninguém duvida: o Marketing Digital é formidável e totalmente eficiente.
E vamos além: por mais resistência que uma pessoa/marca ofereça em relação ao seu uso, o dia a dia mostrará que não há alternativas, a não ser ceder aos encantos dessa estratégia que já tomou conta das nossas vidas.
Como eu sei que você já está completamente apaixonado (a) pelo Marketing Digital, tenho certeza de que tem buscado entender cada dia mais sobre suas ferramentas.
Uma delas é o Email Marketing.
Vamos conversar um pouco sobre ela?
Email Marketing – entendendo um pouco do conceito
O Email Marketing é, hoje, uma das principais ferramentas do Marketing Digital. E você sabe por quê?
Porque através dele você consegue gerar relacionamento estreito com o seu público e um engajamento que só traz consequências positivas para o seu negócio.
Dentre todas as ferramentas do Marketing Digital, o Email Marketing é o que apresenta o melhor Retorno Sobre Investimento (ROI).
Fantástico, concorda?
Mas, como funciona?
O Email Marketing é uma comunicação feita através de e-mails enviados para os seus potenciais contatos e/ou clientes.
Geralmente, para disparar os e-mails, as empresas utilizam uma ferramenta de disparo, que pode conter um texto ou HTML, através do qual você envia conteúdos diversos, promoções, produtos, entre outros.
Mas é importante ter em mente que enviar Email Marketing não significa sair por aí enchendo a caixa de todo mundo com qualquer coisa. É fundamental seguir boas práticas e atingir o cliente certo com o conteúdo certo, senão você vai virar spam.
Email Marketing – vantagens
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente: a pessoa pode até não possuir nenhuma rede social e nem ser usuário hard de Internet; mas dificilmente ela não terá um email.
Não estou querendo colocar na balança a importância de um ou de outro, pois ambos são muito eficientes para manter relacionamento com o seu cliente.
A questão não é essa! O que devemos ressaltar, neste momento, é que as redes sociais são mais informais do que o email.
O que isso quer dizer?
Em geral, é quase impossível acompanhar todas as atualizações das marcas nas redes sociais, tendo em vista a nossa vida corrida.
Todavia, os e-mails são checados com mais frequência e cuidado, tornando possível atingir em cheio o seu público-alvo.
E as vantagens não param por aí. Veja só:
– É um investimento eficiente e muito barato.
– Gera um tráfego excelente para o seu site/blog.
– Cria uma reputação positiva para a sua marca.
– Aumenta consideravelmente a conversão no seu site.
– Aumenta o número de seguidores nas suas redes sociais.
– É a maneira mais eficaz de produzir conteúdo personalizado e customizado para o seu público.
– O Email Marketing dá liberdade para o seu cliente de consumir a sua comunicação quando ele quiser e da maneira que achar melhor (notebook, smartphone, desktop, tablet).
Email Marketing – tipos
O Email Marketing oferece uma série de modalidades para que o seu conteúdo chegue até o seu público da forma que mais combine com a alma da sua marca e com as suas necessidades.
Vamos ver alguns formatos de Email Marketing?
EMAIL PROMOCIONAL – com ele você consegue promover uma oferta, que pode ser um produto digital gratuito (EBook, por exemplo), um produto físico (Ecommerce) ou um serviço/produto digital (ferramentas, softwares, APPs).
O objetivo principal do disparo de um EMail Promocional é a conversão.
NEWSLETTER – é uma excelente opção para estreitar relacionamento com os seus clientes e leads.
De forma agradável e leve, a Newsletter aborda temas dentro do seu âmbito de atuação e você pode tanto influenciar para a venda como servir de referência para um cliente interessado em assuntos do seu ramo de atuação.
EMAIL MARKETING DE BOAS-VINDAS – é a modalidade de Email Marketing que você envia para o usuário que se tornou seu lead. Tem importância muito grande, pois contribui para que ele se torne seu cliente.
EMAIL MARKETING SAZONAL – É uma opção para alcançar o seu cliente em datas importantes para ele, como aniversário e datas comemorativas. É totalmente personalizado e gera uma ótima imagem para a sua marca, pois todo mundo gosta de se sentir valorizado, não é verdade?
EMAIL MARKETING PARA ECOMMERCE – é muito eficiente para fortalecer o relacionamento, aumentar o engajamento, enviar novidades e promoções e, principalmente, aumentar a taxa de conversão para o seu negócio.
EMAIL MARKETING PARA CLIENTES INATIVOS – todos os clientes são importantes; ou melhor, todos têm a mesma importância.
Por isso, é preciso estar atento a todos eles, pois muitos deixam de consumir seu produto/serviço e acabam caindo no esquecimento.
É preciso trazê-los de volta!
Com esta modalidade de Email Marketing você faz uma oferta interessante dentro do perfil do seu cliente.
Ficou claro como o Email Marketing é eficiente e fundamental para o seu relacionamento com o seu público?
Há diversas vantagens e muitas opções de disparo.
Qual é a melhor para o seu negócio?