Como sempre comento por aqui, a comunicação é essencial, está em todos os lugares e é vital em todos os momentos. Porém, cada dia mais existe a necessidade de sermos assertivos em nossas colocações e posicionamentos. E é exatamente sobre isso que eu desejo conversar hoje.
Se analisarmos o contexto atual, com a tecnologia ditando o ritmo da nossa vida, com o aumento impressionante das possibilidades de interação e as facilidades de aproximação que as redes sociais nos proporcionam, fica fácil perceber que o cenário mudou sensivelmente.
E esta modificação, norteada por uma enxurrada de informações e pelo livre acesso, acaba se tornado “mais uma” entre tantas outras que temos contato. Por isso, é fundamental se destacar para chegar ao ponto de conseguir chamar a atenção das pessoas e aproximá-las de você.
Sabe como fazer isso?
Dicas de como se tornar assertivo
(x) Procure ser o mais claro e objetivo que puder. Muitas vezes, escolhemos um vocabulário ou desenvolvemos um raciocínio que, por ser longo demais, acaba gerando confusão ou desinteresse. Por isso, simplifique as coisas para que a sua comunicação seja facilmente entendida.
(x) Tenha a paciência necessária para ouvir as pessoas. Isso te dará a oportunidade de entender exatamente as necessidades dos outros. Assim, você conseguirá atingir em cheio os anseios, sentimentos e expectativas, sem a necessidade de uma sofisticação maior.
(x) Seja simples em suas abordagens, tanto nas palavras quanto no comportamento. Isso quebra barreiras, demonstra respeito pelas opiniões, gera melhor entendimento e interação. E lembre-se sempre que você não será admirado pelas palavras “bonitas”, mas sim pelas compreensíveis.
(x) A linguagem não verbal tem importância destacada na assertividade. Em outras palavras, o tom de voz, os gestos e a maneira de falar realmente têm o poder de gerar entendimento, de maneira clara e acessível a todas as pessoas envolvidas.