EVOLUÇÃO: essa é uma palavra que resume bem a nossa vida, a vida de todo mundo, a humanidade. Ao longo dos anos, o ser humano se modifica, se adapta e caminha. E a tecnologia, cada dia mais, é uma peça fundamental neste processo.
Mas será que a tecnologia é um bem ou um mal?
Eu sou apaixonado por tecnologia, mas conheço muitas pessoas que a odeiam. Mas o ponto não é esse! Também não quero defender e nem atacar, até porque não existe algo 100% bom ou 100% ruim; depende da pessoa, do contexto e da necessidade, concorda?
Eu trago aqui, para a nossa reflexão, três vantagens e três desvantagens a respeito da tecnologia (mas sabemos que há 1 milhão de exemplos que poderíamos citar). A partir disso, cada um decide, avalia, ama ainda mais, odeia com todas as forças ou procura equilibrar a presença da tecnologia no seu dia a dia.
Tecnologia – Vantagens
1 – O avanço da tecnologia trouxe os smartphones e a popularização do ambiente digital. Isso nos colocou em contato direto com produtos e serviços que antes não alcançávamos e nem sequer sabíamos da existência.
2 – A evolução da tecnologia trouxe conexões mais poderosas, e isso facilita a execução de trabalhos em diversos ambientes. Com isso, o Home Office tem avançado e ganhado adeptos em praticamente todos os segmentos profissionais. A consequência? Mais oferta de trabalho, economia por parte das empresas, flexibilidade e qualidade de vida.
3 – O acesso à formação e à informação talvez seja um dos melhores presentes que a tecnologia nos deu. A EAD (Educação a Distância) permitiu que todos, sem exceção, estudem e evoluam como pessoas e como profissionais.
Tecnologia – Desvantagens
1 – As novas ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo em que facilitam a nossa vida e aumentam as nossas possibilidades, também geram dependência, vícios, expectativas e uma dose cavalar de estresse. A tendência é que permaneçamos conectados 24 horas por dia, e a gente sabe que toda dependência excessiva não é saudável pra vida de ninguém.
2 – Devido ao avanço da tecnologia, tudo hoje em dia acontece numa velocidade que, muitas vezes, não conseguimos acompanhar. Queremos saber de tudo! Não podemos perder nada! A consequência? Ansiedade, ansiedade e ansiedade! Talvez você e eu estejamos ansiosos agora. É bem possível, não é?
3 – As interações olho no olho têm perdido espaço para o mundo virtual. Considero isso um dos maiores problemas e que devemos levar em consideração. Se permanecermos nessa batida, como será daqui a dez ou vinte anos?
Tecnologia – nem tanto e nem tão pouco
É fato não tem existe mais possibilidade de vivermos 100% sem tecnologia, concorda?
Mas também precisamos avaliar a nossa conduta/dependência de tempos em tempos.
Até que ponto a nossa vida tem que ser resumida à tela de um celular ou às redes sociais.
Considero que o equilíbrio é sempre a melhor opção em todas as coisas, inclusive para o nosso dia a dia com a tecnologia.
Vamos pensar um pouco a respeito disso?