O valor da empatia na comunicação

Comunicar é uma tarefa que exige muitas habilidades; ainda mais nos dias de hoje em que o avanço da tecnologia potencializou as interações e praticamente interligou o mundo. E, neste contexto, sabemos que lidar com pessoas, presencialmente ou de maneira virtual exige bastante empatia.

Por isso, seja você um gestor de pessoas, um líder nato ou um colaborador, no ambiente de trabalho, precisamos ter aquele famoso jogo de cintura para manter equilibradas as relações profissionais, motivar as equipes, alcançar as metas e manter todos motivados e felizes. Realmente não é fácil, concorda?

Sendo assim, há um fato que não podemos deixar de considerar: se faltar empatia, será bem difícil dar conta dos processos de comunicação. Mas que habilidade é essa, você sabe? É exatamente sobre isso que quero compartilhar contigo, e sei que vai fazer muita diferença na sua carreira.

O que é empatia?

Precisamos falar de empatia (ou comunicação empática). Essa é uma habilidade que permite que você valorize o “lado do outro” ao mesmo tempo em que transmite a sua mensagem. Dessa forma, todos se sentem valorizados e ativos no diálogo.

E quando alcançamos essa capacidade de entender e sentir os motivos, intenções e sensações das pessoas com quem nos comunicamos, nos tornamos mais sensíveis e atenciosos. Com isso, creia: as pessoas abrem as portas pra gente e o nosso objetivo é atingido.

Benefícios da empatia

(x) Melhora nas relações pessoais.

(x) A saúde agradece. Pessoas empáticas se estressam menos e ficam mais distantes de crises de ansiedade e depressão.

(x) As pessoas se tornam mais criativas e capazes de encontrar as melhores soluções, mesmo nas situações mais complexas.

(x) Passamos a nos expressar com mais clareza e assertividade.

(x) Ganhamos a confiança das pessoas, que sentem mais segurança em nos ouvir.

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