Não tem mais jeito! As Mídias Sociais já estão enraizadas nas nossas vidas e ocupam uma porcentagem considerável do nosso dia.
De uma simples ferramenta que nos possibilitava encontrar amigos distantes, elas se tornaram um terreno fértil para o Marketing, a Comunicação, o Comércio, o Entretenimento e muito mais.
Porém é importante lembrarmos que tudo tem seus prós e contras. E não é diferente com as Mídias Sociais.
Certamente você encontrará pessoas que são totalmente contra, ao mesmo tempo em que existem milhões que são totalmente a favor, seja para fins comerciais e/ou profissionais, seja pelo fascínio e dependência que as Mídias Sociais transmitem.
Mídias Sociais – os benefícios
Seja para uso pessoal ou profissional, é inegável a presença e a importância das Mídias Sociais na sociedade atual.
Para que possamos analisá-las de forma mais aprofundada, teme nota de alguns benefícios:
– É um excelente espaço para a implementação e desenvolvimento de negócios.
– O custo para a implantação das Mídias Sociais nas empresas é baixíssimo, comparado às formas tradicionais de Comunicação e consumo.
– A comunicação está em alta com as Mídias Sociais. Atraente, estratégica e instantânea, aproxima pessoas e empreendimentos. Notícias que acontecem do outro lado do mundo chegam até nós de maneira instantânea e gratuita.
– Você pode encontrar antigos amigos e fazer novas amizades, laços e parcerias.
– É um grande balcão de empregos e possibilidades.
– Formação de grupos de discussão e debate, essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
– Existe uma relação de proximidade das empresas para com seu público através das Mídias Sociais. Seja para elogios, críticas ou mesmo para consumir o conteúdo de uma marca, tudo é colocado à disposição dos usuários.
Mídias Sociais – desvantagens
Apesar de essenciais nos dias de hoje e de a gente não conseguir mais imaginar a vida sem as Mídias Sociais, há pontos desvantajosos nessa nossa relação diária de curtir, comentar e compartilhar.
– Por ser fascinante e viciante, o uso das Mídias Sociais geralmente causa a queda da produtividade de alguns colaboradores nas empresas em que trabalham. Perdem o foco e um tempo precioso que deveria estar sendo usado para o trabalho.
– Para as marcas, ao mesmo tempo em que as Mídias Sociais permitiram uma importante aproximação com o público, elas deixam as empresas vulneráveis a críticas pesadas, pois todo usuário tem a possibilidade de externar as suas impressões a respeito de algo, seja positiva ou negativamente.
– Abandonamos o mundo real e passamos grande parte do dia no mundo virtual. Isso faz com que as pessoas se afastem do contato físico e deixem grande parte dos seus relacionamentos restritos às Mídias Sociais.
– A abrangência das Mídias Sociais é um fator positivo que, se bem usado, torna-se um importante meio de divulgação. Todavia, a velocidade de compartilhamento de uma boa notícia é a mesma de um acontecimento mentirosa, que prejudica pessoas e/ou marcas.
Mídias Sociais – um dos pilares do Marketing Digital
Nós já sabemos que as Mídias Sociais têm o poder de humanizar as marcas e trazê-las para perto do consumidor, e isso é fundamental para o sucesso nos negócios.
Por isso, nesse contexto, é fácil perceber o quão importante são as Mídias Sociais para a Comunicação. É, por isso, um pilar do Marketing Digital.
Todavia, a complexidade que está por trás dos melhores usos das Mídias Sociais requer um profissional especializado para gerir, definir um posicionamento e produzir conteúdo adequado.
Subestimar as Mídias Sociais é um dos grandes erros de muitas empresas, que ainda acreditam que qualquer postagem é suficiente para alcançar àqueles que realmente são importantes para o sucesso dos negócios.
Marketing Digital e Mídias Sociais caminham lado a lado e é fato que os líderes dos diversos segmentos do mercado dão a cada um o devido valor e a atenção necessária, pois sabem que são eles que alcançarão a quem realmente vale a pena: o público, aqueles que consomem o conteúdo, ou seja, VOCÊ.