Todos nós trabalhamos com informação. É por ela que começamos e terminamos o dia, realizamos atividades de todos os tipos, mantemos contato com pessoas, vivenciamos diálogos importantes, fazemos a humanidade caminhar.
Caminhar sim. Mas, para onde?
A internet trouxe aquilo que faltava para que pudéssemos ser livres para traçar caminhos, fazer escolhas, desenvolver projetos, formar e informar. E também desinformar!
Vivemos numa sociedade onde o #ConteúdoÉRei e todas as áreas precisam produzir algo de qualidade para vender produtos e serviços. Todos nós, sem exceção, somos capacitados para falar sobre algum assunto (pelo menos um). Mas – é fato – que ninguém é plenamente capaz e tem bagagem suficiente para informar sobre todos os assuntos e situações.
Faça uma lista dos dez primeiros assuntos que vierem à sua cabeça e marque aqueles que você domina (quase que) integralmente. A gente vai perceber que conhecemos muita coisa, temos noção de outras, achamos que sabemos um pouquinho sobre algo e desconhecemos totalmente o que significa esse ou aquele ponto.
E a questão crucial é esta: o que sabemos realmente a ponto de informar as pessoas com qualidade?
É nesse contexto que entra a desinformação!
Coexistimos numa época onde muitos se sentem experts em tudo e saem por aí produzindo conteúdo como se não houvesse amanhã.
E o que isso gera?
(x) debates/brigas que não encontram consenso.
(x) dúvidas.
(x) escolhas equivocadas.
(x) desinformação.
Onde você busca informar e se informar?
Precisamos apurar com mais detalhamento, verificar quais veículos/pessoas/marcas são os mais indicados para informar sobre algo.
Cheque fontes, confronte dados, informações, opiniões. Verifique o histórico, os prós e os contras. Fuja dos modismos e tendências!
É bom desistirmos de pensar que vai chegar um dia em que teremos apenas conteúdo de qualidade. Isso não vai ocorrer!
Mas existe um diferencial: a sua escolha, o seu poder de definir quem é realmente confiável para te informar e construir coisas realmente verdadeiras e importantes para a sua formação.
Você é o grande diferencial! Você tem o poder de decidir! Não abra mão disso!
Quem te influencia com desinformação, acaba decidindo por você. Pense nisso!