Se a sua empresa não investe em Marketing, ela está caminhando para o fim. Mas não estamos falando do Marketing tradicional; esse todo mundo faz.
Falamos de técnicas mais atuais e que realmente colocarão você na liderança do seu segmento. O nosso assunto hoje é sobre Inbound Marketing e o poder que ele tem de achar as pessoas certas para se tornarem seus consumidores fiéis.
Primeiro vamos entender o que é Inbound Marketing e por que ele é capaz de atrair para junto da sua marca potenciais leads e clientes que buscam exatamente aquilo que você tem para vender.
Vamos mergulhar no mundo do Novo Marketing!
Inbound Marketing – transformando completamente o seu Departamento de Marketing e Vendas
O passo inicial de uma estratégia de Inbound Marketing é gerar tráfego, pois esse é um problema comum na maioria dos sites.
Mas o principal motivo que leva à tamanha dificuldade na conversão de clientes é que a maioria ainda se prende às técnicas de Marketing tradicional (Outbound Marketing) e tentam utilizá-lo na Internet. Isso é um erro fatal.
Veja só por que o Inbound Marketing é a opção ideal:
– É 60% mais barato do que o Marketing Tradicional.
– Cerca de 70% das companhias B2C e 40% das B2B adquirem clientes através das redes sociais.
– Quase 60% das empresas conquistaram clientes através de blogs.
– Os blogs trazem quase 100% a mais de links para o seu site.
– 50% das buscas orgânicas são realizadas para obter informações a respeito de produtos ou serviços.
– As campanhas online são responsáveis pelo impressionante retorno de 275% de ROI (Retorno sobre Investimento).
Inbound Marketing x Outbound Marketing – por dentro das diferenças
É hora de acabar de vez com todas as dúvidas em relação ao Inbound Marketing e ao Outbound Marketing.
Afinal, se a sua empresa pretende ser a primeira do segmento, você não pode confundir as estratégias.
Isso também servirá para você fazer um comparativo e constatar as vantagens de investir no Inbound Marketing.
– Enquanto o Inbound Marketing corresponde a 90% dos cliques na Internet, o Outbound é responsável por apenas 10%.
– O custo médio para conquistar um cliente através do Inbound Marketing é infinitamente menor do que no Outbound.
– A comunicação no Inbound Marketing é interativa, construtiva e em mão dupla, enquanto que no Outbound ela é direcional e apenas você comunica e não tem a chance de receber o feedback que, muitas vezes, é a chance que você tem de fidelizar o seu cliente.
– Com o Inbound você compartilha o valor da sua marca. Com o Outbound você dificilmente consegue transferir valor agregado.
– O Inbound Marketing se utiliza do SEO e das listas de e-mails para alcançar o seu público-alvo. Já o Outbound precisa comprar ou alugar listas de email.
– A produção de Conteúdo otimizado é o meio pelo qual o Inbound Marketing realiza o seu trabalho. Já o Outbound se resume em banners e exposição de publicidade.
O funil do Inbound Marketing
O Inbound Marketing é composto por uma infinidade de opções e componentes, que trabalham juntos para aproximar a sua marca dos seus clientes.
E todas essas possibilidades se resumem em quatro armas poderosas:
SEO – o seu site renasce quando o seu conteúdo é otimizado para as buscas orgânicas.
É através do SEO que as pessoas que precisam dos seus produtos/serviços encontram você, se apaixonam pela sua marca e se tornam fiéis.
EMAIL – a finalização das compras online é realizada através do email.
Por isso, ele é o fundamento da sua comunicação com o seu cliente no momento crucial que é a conversão da venda.
E isso é realizado com excelência quando é aplicada uma boa estratégia de Email Marketing.
BLOG – você só faz uma comunicação eficaz quando consegue gerar valor e credibilidade para a sua marca.
E o blog é, geralmente, o primeiro contato do cliente com a sua empresa e com a essência dos seus produtos/serviços. Por isso, invista em conteúdo de qualidade, otimizado e baseado sempre nas melhores técnicas de SEO.
MÍDIAS SOCIAIS – é um dos principais meios de dissipar os valores da sua marca, através de compartilhamentos daqueles que interagem com você.
Não estar representado nas mídias sociais é uma das estratégias mais equivocadas atualmente.
Inbound Marketing – como fazer?
Chegar ao topo não é uma tarefa fácil, principalmente quando você não investe em Inbound Marketing e quando acredita que SEO não faz diferença na sua presença na Internet.
Esse é o pior caminho que você pode seguir. Mas, se você pretende ser o melhor do seu segmento, é preciso seguir passos fundamentais.
Acredite: o topo é seu quando você acredita no poder do Inbound Marketing!
PLANEJAMENTO – é a fase onde você precisa identificar as reais necessidades do seu negócio.
É fundamental planejar o conteúdo que você irá compartilhar e otimizá-lo para que seja considerado relevante pelo Google e pelos outros buscadores.
ALCANCE – é o momento das pesquisas.
Por meio dos blogs e mídias sociais você pode trabalhar conteúdo de qualidade e alcançar um número imenso de pessoas que podem ser tornar potenciais consumidores dos seus produtos/serviços. Através desse contato inicial você consegue montar sua lista de e-mails e gerar clientes fiéis.
AÇÃO – você precisa se mostrar interessado pelo seu cliente.
Por isso, é fundamental agregar valor à experiência do usuário, com atenção em todos os momentos, resolvendo problemas, esclarecendo, informando. Isso gerará valor, credibilidade e vendas futuras. Suas atitudes criarão um vínculo duradouro.
CONVERSÃO – de nada adiantarão os seus esforços se, no final da experiência do cliente com a sua marca, ele não adquirir os seus produtos/serviços.
Por isso, torne-se o melhor amigo do seu consumidor. Resolva todos os problemas e prove que você é a melhor opção para ele.
ENGAJAMENTO – não queira que a pessoa que chegou até você através do Inbound Marketing seja seu cliente apenas uma vez.
É preciso gerar fidelidade. Transforme seus clientes em verdadeiros seguidores e defensores da sua marca.
Inbound Marketing – vamos fazer?
Até então você pratica o Marketing tradicional e constata que as suas vendas estão despencando, não é verdade?
Ou, ainda, percebe que você tem potencial para vender mais e crescer, mas não sai do lugar. Seu produto/serviço é bom, tem diferenciais, qualidade acima da média, mas os seus clientes não te procuram.
Você precisa de Inbound Marketing! Vamos?