O que é Marketing Digital?

Todo mundo fala que faz Marketing Digital. Mas será que sabem mesmo como fazer? E mais: o que é Marketing Digital e para que serve?

Essas são questões importantes para você que tem uma empresa, comercializa produtos ou serviços, administra a imagem de uma pessoa pública ou de uma marca.

E não vamos resumir o Marketing Digital a “curtir”, “compartilhar” e “comentar”. Quem faz isso vê a concorrência ganhando dinheiro e não entende por que não consegue sair da mesmice.

Por isso, vamos finalmente entender o que é, como funciona e as consequências positivas de um Marketing Digital feito de maneira correta?

Quando surgiu o Marketing Digital?

Apesar de essa expressão ser bastante recente para a maioria das pessoas, afirma-se que o Marketing Digital surgiu há mais de 100 anos. CEM ANOS?

Pasmem, é verdade!

Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi realizou a primeira transmissão pública de sinal wireless. Ele foi o criador do Rádio e, com o desenvolvimento de suas pesquisas, conseguiu enviar sinais de código morse por águas abertas.

Esse foi o estopim para, cerca de 10 anos depois, o rádio conseguir impactar o público em geral.

Não demorou muito para perceberem que isso poderia ser usado para VENDER. Pronto, o Marketing Digital começava a dar os seus primeiros passos, ou melhor, a engatinhar.

Imagino que você continue questionando a respeito do surgimento do Marketing Digital, pois naquela época não existia ainda a Internet. E o que uma coisa tem a ver com outra? A seguir nós vamos entender.

Afinal, o que é Marketing Digital?

Há tempos que a palavra Marketing faz parte do nosso dia a dia, mas quando falamos de Digital, há uma série de questões que precisamos esclarecer para você.

O Marketing Digital não depende exclusivamente da Internet para existir. Trata-se de um tipo de Marketing que envolve APARELHOS ELETRÔNICOS. Por isso, ele pode acontecer tanto online quanto offline.

É claro que a união INTERNET + MARKETING DIGITAL formou uma parceria imbatível e essencial para os dias de hoje. Esse é o Marketing Digital Online.

Quando fazemos Marketing no rádio ou na televisão, por exemplo, temos exemplos clássicos de Marketing Digital Offline.

Compreende a diferença?

Então, simplificando: Marketing Digital é qualquer tipo de marketing que envolva produtos ou serviços e que utilize aparelhos eletrônicos para existir.

Com o surgimento da Internet e em função da importância que ela ganhou na vida de todos nós, as pessoas acostumaram-se a dizer – e a pensar também – que sem a WEB o MKT Digital não existe.

Mas agora você já sabe que não é bem assim, correto?

Como funciona o Marketing Digital?

O Marketing Digital online surgiu na década de 1990 e, a partir dali, as empresas descobriram uma excelente opção – acessível e eficaz – para promover seus produtos e serviços.

De lá pra cá, cada vez mais as pessoas têm introduzido dispositivos digitais no seu dia a dia e no processo de pesquisa e compra.

E isso mudou completamente o acesso a informações a respeito de produtos e serviços. Antes era preciso ir até uma loja física para pesquisar sobre alguma coisa e conversar com vendedores que, certamente estão treinados para mostrar apenas o lado bom da compra, tentando a todo custo convencer o comprador.

Hoje o consumidor não é mais passivo; ele tem na Internet todas as informações a respeito daquilo que deseja comprar: informações técnicas, comparação de preços, opiniões de outros consumidores a respeito de determinado produto/serviço.

Apesar de ainda existirem pessoas que preferem comprar em lojas físicas, a facilidade que as vendas online proporcionaram tornou indispensável o Marketing Digital.

É importante frisar que o Marketing Digital não é bom apenas para o consumidor.

As empresas têm um mercado amplo para fortalecer a sua marca, fidelizar o cliente e emplacar excelentes oportunidades de negócios.

Para isso, trabalha com diversas opções que alcançam em cheio o cliente em potencial:

– SEO (Search Engine Optimization).
– Email Marketing.
– Redes Sociais.
– Marketing de Conteúdo.
– PPC (“pague por clique”).
– Marketing de Afiliados.
– SEM (Marketing de Busca).

Vantagens do Marketing Digital

Para você não ter mais dúvidas a respeito da eficiência do Marketing Digital, veja só algumas das muitas vantagens:

– ABRANGÊNCIA – você consegue atingir um número maior de clientes em potencial.

– SEGMENTAÇÃO – é possível determinar exatamente quem são as pessoas que devem ser impactadas pelo seu conteúdo.

– VOCÊ E SEU CLIENTE – contato direto com seu público-alvo. As redes sociais são um excelente canal de atendimento e um termômetro muito eficiente para saber o que seu público pensa a respeito da sua marca.

– MENSURAÇÃO DE RESULTADOS – o Marketing Digital permite que você acompanhe em tempo real os resultados das suas campanhas, o que possibilita a mudança de estratégia para que seu caminho seja apenas de sucesso.

– COMPETITIVIDADE – uma empresa que faz Marketing Digital é muito mais competitiva do que uma concorrente que não faz, mesmo sendo menor do que as outras.

– POSICIONAMENTO – o Marketing Digital posiciona a sua empresa no mundo digital, tornando o seu negócio uma referência no segmento.

– CUSTO MENOR – essa é uma das principais vantagens: além de MUITO EFICIENTE, o custo de implantação de campanhas de Marketing Digital é infinitamente menor quando comparado a outros tipos de publicidade.

Agora me diga: tem como o seu negócio sobreviver sem Marketing Digital?

Entre em contato