Todo mundo já sabe que a produção de Conteúdo tem se tornado cada dia mais importante para o sucesso de marcas e de pessoas. Aliado a isso, também sabemos que SEO é uma estratégia fundamental para elevar o seu negócio a um patamar de destaque. E, claro, não podemos nos esquecer da cereja do bolo: a palavra-chave.
E é exatamente sobre as #hashtags que vamos bater um papo hoje!
Antes de qualquer coisa, vamos esquecer essa história de que a #HashtagÉUmaModa. É claro que tem gente que usa em suas redes sociais e até no próprio conteúdo de trabalho como forma de manter certo “estilo”. Só que isso é um grande erro e não gera resultados satisfatórios!
Palavra-Chave – benefícios, considerações e melhores práticas
Vou separar em tópicos para que a sua leitura seja rápida e para que você absorva de maneira simples o que há de mais importante a respeito das palavras-chave:
– A palavra-chave é um instrumento de pesquisa. É uma construção formada por uma ou mais palavras que traduzem a maneira como o usuário pesquisa nos buscadores para encontrar respostas e resolver problemas.
– É por meio das palavras-chave que os usuários encontram o seu conteúdo via Google e demais buscadores.
– As palavras-chave precisam ser específicas para gerar bons resultados. Por isso, #NãoUtilizeHashtagsEnormesEQueNãoDizemNadaParaOUsuário. Neste conteúdo que você está lendo, as duas principais “#” são #hashtag e #palavrachave.
– A escolha da palavra-chave deve atender as reais necessidades do público para o qual você está produzindo o conteúdo. Por exemplo: seu conteúdo fala sobre comida italiana. Você deverá utilizar palavras-chave que resumam ao máximo o teor do seu tema. #gastronomia #italia #comidaitaliana #gastronomiaitaliana são alguns exemplos que resumem o seu conteúdo.
– Entenda o seu público-alvo. Quanto mais você conhecer o universo para o qual você escreve, melhor entenderá a cabeça do consumidor. Isso permitirá definir as melhores palavras-chave para o seu conteúdo.
– Existem diversos aplicativos excelentes (e gratuitos) que podem te auxiliar na definição das melhores palavras-chave. Eles fornecem uma lista de hashtags específicas para muitos segmentos. É uma opção muito eficiente!
– Utilize a palavra-chave principal do seu conteúdo, pelo menos, no título, no primeiro parágrafo e nos subtítulos (é um uso quase que obrigatório). Verifique que eu a utilizei neste conteúdo.
Agora que você já sabe o que há de mais importante a respeito das hashtags, é hora de meter a mão na massa e transformar as palavras-chave em sua grande aliada na luta pelos primeiros lugares no Google e demais buscadores.
Bora trabalhar?