Valor, qualidade, relevância, consistência, respeito, consolidação. Essas são algumas das muitas consequências que o Marketing de Conteúdo proporciona para quem investe numa mensagem que realmente fará diferença na vida do consumidor.
O Marketing de Conteúdo faz parte de um rico conjunto de opções do Marketing Digital Online e é preciso que compreendamos que se trata de um dos primeiros passos a serem dados na luta pela conquista e fidelização dos clientes em torno da sua marca.
É fácil concluirmos que não adianta muito empreender diversas estratégias se quando o cliente entra em contato com o seu produto/serviço, ele se depara com um conteúdo de baixa qualidade. É um verdadeiro tiro no pé, concorda?
Antes de qualquer coisa, lembre sempre:
“Marketing de Conteúdo é uma das vertentes do Marketing focada em produzir e compartilhar conteúdo que tenha realmente valor, que seja relevante para a sua marca, que traga consistência para o seu produto/serviço, que seja capaz de fidelizar o seu público-alvo e que consiga atrair e reter uma audiência previamente definida”.
Por dentro do Marketing de Conteúdo
Quando pensamos em vender – seja o que for – é preciso pensar que até a conversão em vendas, há um caminho, degraus e passos importantes que o cliente deve dar até concluir a compra.
E foi no desenvolvimento deste processo que os blogs, vídeos, e-books, entre outros, ganharam importância e relevância no mundo online.
É preciso muito mais do que atrair clientes; é fundamental conquistá-lo, seduzi-lo, “prendê-lo” até que ele compre.
E mais: não basta vender uma vez. A tarefa é muito mais ampla: o cliente precisa voltar e comprar novamente, ou melhor, SEMPRE.
Os passos mágicos do Marketing de Conteúdo
Como você já sabe, existe um caminho que o cliente deve seguir, desde o momento que é impactado pelo seu conteúdo até chegar à conversão em vendas e posterior fortalecimento da sua marca e fidelização.
Por isso, não pule etapas! Veja só o que você precisa fazer para vencer seus concorrentes:
1 – Quem é seu cliente?
A primeira ação a ser realizada é definir quem você realmente deseja que seja impactado pelo seu conteúdo. Em outras palavras, é o momento de escolher quem é o seu público-alvo.
2 – Qual o conteúdo?
Depois que você definiu quem é o seu público, o próximo passo é planejar o conteúdo que alcance os gostos do seu cliente.
O que ele gosta de ler? Quais são suas preferências de consumo?
3 – Como será o diálogo?
Seu contato com o cliente precisa ser agradável. Você precisa falar a mesma linguagem que o seu público.
Portanto, a tarefa agora é definir o tom da sua comunicação e manter uma constância para gerar aproximação e afinidade.
4 – Qual a quantidade de conteúdo?
Cada estágio do processo de compra precisa de um conteúdo específico, atrativo e que leve o seu cliente a sentir vontade de consumir o seu produto/serviço.
Ou seja, você não pode abrir mão de publicar o conteúdo certo na hora certa!
5 – Que canais de distribuição serão usados?
Cada canal tem suas vantagens e desvantagens de acordo com a sua estratégia e o seu tipo de produto/serviço.
Portanto, é hora de escolher seus aliados nessa árdua missão de chamar atenção, seduzir, conquistar e fidelizar.
Por que é tão bom fazer Marketing de Conteúdo?
É óbvio que você não quer perder clientes e também não deseja que a sua marca perca força dentro do segmento em que atua, correto?
E dinheiro? Também não, espero…
Para não deixar NENHUMA dúvida a respeito do quanto o Marketing de Conteúdo é essencial para os seus negócios, tome nota de algumas vantagens.
Eu disse “ALGUMAS”, pois são MUITAS vantagens:
– VISIBILIDADE – O Marketing de Conteúdo permite publicações periódicas para os seus clientes, sejam elas diárias, semanais, quinzenais, mensais. Com isso, suas listas receberão conteúdo e suas redes sociais se tornarão cada vez mais ativas e vistas por mais e mais pessoas.
– CREDIBILIDADE E AUTORIDADE – Vender mais está diretamente relacionado com a autoridade que você tem dentro do segmento em que atua. E um dos principais responsáveis pela conquista de credibilidade e autoridade é o Marketing de Conteúdo.
Resolvida essa parte, tudo fica mais fácil para os seus negócios, pois os clientes confiam em você, perdoam alguns deslizes – que são normais no mundo dos negócios – e ainda divulgam a sua marca.
Quer alcançar o topo? Então o foco é se tornar autoridade no seu meio de atuação.
– AUMENTO DO TRÁFEGO – Conteúdo é ouro! É assim que você precisa olhar para o seu conteúdo.
Tudo o que você produz com qualidade e publica se transforma num bem eterno para o seu negócio, pois uma palavra-chave será indexada e encontrada por futuros clientes no Google e nos demais buscadores.
– RELACIONAMENTO – O público mudou! Ninguém é mais passivo e dependente do discurso de um bom vendedor. Hoje as pessoas, antes de decidir a respeito da compra, pesquisam profundamente sobre o que irão consumir.
O Marketing de Conteúdo produz informações de qualidade e com extrema relevância para a sua marca; é um parceiro de peso para você.
– FIDELIZAÇÃO – Vender uma única vez para uma pessoa é muito fácil. Mas vender várias vezes para o mesmo cliente depende de uma estratégia de alto nível.
E não há nada melhor do que ter ao seu lado o Marketing de Conteúdo.
Na fase posterior à compra, o Marketing de Conteúdo é muito forte na fidelização.
Ele gera um relacionamento e uma ligação muito especiais com o consumidor, e darão a sensação de que estão consumindo o produto/serviço ideal e que não há mais necessidade de procurar outra opção.
Agora, responda: tem como abrir mão do Marketing de Conteúdo?