Estamos na era da comunicação e a tecnologia potencializou esta ferramenta. Essa é uma verdade que você já está cansado de saber. Mas acredita que ainda encontro pessoas resistentes à arte de falar bem? Ao mesmo tempo que é direito de cada um crer ou não neste fato, preciso compartilhar os benefícios.
Sim, é meu dever enquanto comunicador interagir com você a respeito deste tema, pois eu respiro 24 horas por dia tudo o que se relaciona com interação, troca de informações, boas maneiras de alcançar pessoas e ter empatia para com aqueles que convivemos e trabalhamos.
Desta forma, se ainda existem dúvidas a respeito de se vale ou não a pena gastar tempo e dinheiro com Oratória e tudo o que a isso se relaciona, destaco a seguir cinco (entre muitas) vantagens para aqueles que aprendem a usar esta habilidade em suas carreiras.
E antes de qualquer coisa, afaste rapidamente da sua vida tudo o que tentar te convencer de que a comunicação é um dom, um dádiva destinada a apenas um seleto grupo de pessoas. Muito pelo contrário, trata-se de uma habilidade que TODOS podem adquirir através de dedicação e treinamento. Vamos adiante!
Veja 5 vantagens da Comunicação
Seja lá qual for a sua área de atuação, nunca se esqueça de que você sempre precisará da comunicação para subir degraus, interagir, convencer, lidar com conflitos e alcançar os seus objetivos profissionais. Por isso, tome nota dos benefícios que destaco hoje:
1 – CONFIANÇA – quanto mais seguros estivermos, melhor será a nossa maneira de falar para diferentes pessoas. Em especial naqueles momentos mais tensos e desafiadores, a comunicação de qualidade nos proporciona a confiança para falar bem e com total domínio das nossas emoções.
2 – PERSONALIZAÇÃO – o mesmo discurso não funciona bem para todas as pessoas. Isto significa que, para cada tipo de público, é necessária uma forma diferente de abordagem, de linguagem. E quando nos aprofundamos na comunicação, aprendemos a personalizar a nossa fala.
3 – CREDIBILIDAE – aqueles que têm a capacidade de estabelecer uma boa comunicação, com argumentações seguras e ideias pertinentes possuem mais condições de serem ouvidos. E quando consideramos que convencer não é uma tarefa fácil, por que abrir mão dessa ferramenta tão poderosa?
4 – RELACIONAMENTOS DURADOUROS – a vida profissional é repleta de desafios. E um dos mais importantes são as alianças que construímos para fechar negócios, motivar equipes, resolver conflitos e alcançar pessoas estratégicas. Quem torna isso possível é a comunicação.
5 – AUTOCONHECIMENTO – quando nos conhecemos a fundo, ganhamos uma ótima noção de nossas potencialidades e fraquezas. Essas informações são essenciais para a construção do nosso discurso e para a maneira como devemos nos portar nos diferentes contextos comunicativos.
Dessas forma, nos tornamos capazes de utilizar o que há de melhor em nós e que pode nos ajudar a comunicar com qualidade e impactar as pessoas que desejamos. Da mesma forma, uma pessoa que não se conhece é incapaz de produzir uma fala condizente (ela terá sempre que contar com a sorte).
Percebeu como vale MUITO a pena investir em uma comunicação de qualidade? E não é nenhum bicho de 1 milhão de cabeças; porém, é necessário dar a este ponto a importância merecida. Caso contrário, você será apenas mais um na multidão.
Quer isso para a sua carreira? Espero que não!