Cada dia mais a comunicação tem se tornado um grande diferencial para todas as profissões. Independente da área em que atuamos, sempre é esperado que saibamos interagir, fazer apresentações, conversar de maneira produtiva e ter jogo de cintura para lidar com as pessoas.
Todavia, falar de maneira adequada não é uma tarefa tão simples. E isso se explica porque a comunicação é uma habilidade que precisa de treinamento. E antes que alguém diga que ela se trata de um dom que nasceu com apenas algumas pessoas, afirmo que não.
Comunicar bem é uma capacidade que pode ser adquirida por todos, sem exceção. Mas, para isso, é preciso praticar e ter atenção com alguns detalhes. E como eu escrevo e vivencio a comunicação todos os dias, separei algumas dicas para você. Acompanhe a seguir.
Veja as 3 melhores dicas para dominar a ferramenta da comunicação
DICA 1 – Quem é o seu público?
Sim, não existe uma maneira de comunicar que sirva para todas as ocasiões. Isso porque cada público tem uma característica diferente. Sendo assim, é preciso personalizar a nossa fala para que ela alcance de maneira certeira e eficiente as pessoas.
E você pode constatar o que estou falando fazendo uma breve reflexão: a comunicação usada para falar com o seu chefe é a mesma utilizada para interagir com os seus amigos ou familiares? Certamente que não, concorda? Ou seja, há uma maneira específica de falar para gerar boas conexões.
DICA 2 – Mergulhe na empatia.
É um grande equívoco achar que a comunicação é uma via de mão única. E há muita gente que acha isso e se preocupa apenas com o próprio umbigo; porém, são exatamente estas mesmas pessoas que não entendem por que não conseguem ser bem interpretadas.
Por isso, se este for o seu caso, afaste de vez essa ideia da sua cabeça. E o mundo de hoje exige ainda mais que olhemos para as pessoas, que escutemos as suas necessidades, que entendamos os motivos dos outros e, a partir disso, construamos a nossa comunicação. Sabe como fazer isso? Com a escuta ativa.
DICA 3 – Valorize a comunicação não verbal.
Já ouviu aquela expressão que fala algo do tipo: “o corpo fala”? Essa é uma das maiores verdades da comunicação! Para que haja um perfeito entendimento daquilo que você pretende transmitir, é essencial que a sua linguagem não verbal esteja em sincronia com a verbal.
Neste quesito, precisamos ter muita atenção para o tom de voz, para o movimento das nossas mãos (por exemplo, gesticular demais, colocar as mãos no bolso, cruzar os braços) e as nossas expressões faciais. Cada detalhe constrói uma comunicação de qualidade.
Ok até aqui?
Há, ainda, diversas dicas. Mas considero estas três como essenciais. E você sabe por quê?
Porque elas estão voltadas muito mais para os outros do que para nós. Esse é o grande segredo do sucesso! Pense em quem receberá a sua mensagem e, com isso, a sua comunicação será potencializada. Tome nota e pense nisso.