Sabe por que as pessoas encontram o conteúdo dos seus concorrentes?

Muita gente tem uma interrogação diária: “Por que o conteúdo do meu concorrente é mais acessado, mais visualizado, curtido e comentado e o meu não?”. A resposta é simples e bastante objetiva: eles usam SEO para potencializar as ações de Marketing Digital, enquanto você não faz isso.

E é possível que já tenha ouvido alguém falar de SEO ou até conheça muito sobre este assunto; porém, mesmo assim, não parou para pensar se é útil para o seu negócio. Se esse é o seu caso, está aí a reposta do porquê o conteúdo dos seus concorrentes fazem sucesso, enquanto o seu fica em segundo plano.

Desta forma, neste contexto de Marketing Digital, tratar de SEO deveria ser uma das primeiras coisas que as pessoas deveriam fazer. Teria que ser uma busca diária, algo que caminhasse junto com cada material publicado para a rede de contatos. Essa é a teoria. A prática, geralmente, passa longe disso.

Sendo assim, hoje vou compartilhar de maneira bem objetiva (SEO é objetivo) todas as principais informações para você ter a plena certeza de que é possível deixar de ser “mais um na multidão” e começar a ser encontrado nos mecanismos de buscas. O sucesso é possível; tenha certeza disso!

Você sabe o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de conteúdos para mecanismos de buscas. Em outras palavras, trata-se de “formatar” aquilo que você deseja compartilhar de uma maneira que seja considerado relevante para toda aquela engrenagem do Google e dos outros buscadores.

É isso que diferencia, por exemplo, aquele post de Blog sobre uma receita de camarão feita por um usuário comum daquela preparada por um chef. De cara você vai afirmar que aquilo que é compartilhado por um profissional da área certamente chamará mais atenção do que a outra opção, certo?

Nem sempre! Vai depender da forma como o material é produzido, da construção das frases, das imagens utilizadas, das palavras-chave, da ligação entre os parágrafos, da segmentação feita, etc, etc, etc… Sim, é isso que potencializa uma publicação.

E é fácil explicar o porquê disso: se você imaginar um universo onde milhões de pessoas produzem conteúdo sobre o mesmo assunto, é fundamental criar diferenciais. O SEO é que faz isso! Desta forma, não adianta escolher “palavras difíceis”; geralmente, elas atrapalham mais do que ajudam.

Por dentro do SEO

Em diversas conversas que já tive sobre o assunto, sempre encontrei pessoas que afirmaram coisas do tipo: “Eu não perco tempo com isso! Patrocino o meu conteúdo para passar na frente dos outros”. Se você tem dinheiro sobrando, ok! Mas é possível superar a concorrência gastando pouca – ou nenhuma – grana.

E mais: mesmo investindo uma soma considerável, se o seu conteúdo for feito “de qualquer jeito”, dificilmente vai ganhar destaque. Isso porque tem muita gente que patrocina conteúdo e procura utilizar o que há de melhor em matéria de SEO. Ou seja, você pode estar jogando dinheiro fora.

Para te dar um exemplo disso, eu afirmo que patrocino alguns conteúdos, seja aqui do Blog, seja dos meus outros sites. Mas não são todos! Tenho estratégias pontuais; todavia, a maior parte daquilo que divulgo sobre o meu trabalho é orgânico e, pouco a pouco, vou alcançando as primeiras páginas do Google.

E por falar nas páginas do Google e dos demais buscadores, tenho uma pergunta: quando você está procurando algo na Internet e digita uma palavra-chave, costuma ir até qual página? Se eu estiver com tempo e paciência vou, no máximo, até a página três.

Porém, sejamos sinceros, a nossa esperança de encontrar algo relevante praticamente vai embora quando chegamos ao final da primeira página e não encontramos nada, concorda? Então, agora imagine a quantidade de concorrentes que você precisa superar para chegar nas primeiras colocações?

SEO – olhe na mesma direção do seu público

Para te deixar ainda mais preocupado (a), preciso trazer um dado importante: 60 a 70% dos usuários que fazem buscas clicam apenas nos três primeiros links dos resultados não patrocinados. Ou seja, a batalha é bem mais acirrada do que você imagina. E é mesmo!

Desta forma, precisamos sempre ter em mente que é fundamental estar onde o nosso público busca alternativas. SE você não estiver ali, certamente o seu concorrente estará. E, mais ainda: é bem provável que o conteúdo dele esteja repleto de SEO e ele gastou pouco – ou nenhum – valor para estar ali.

Benefícios de aplicar o SEO no conteúdo do seu negócio

Ainda não se convenceu a respeito do valor que o SEO tem para potencializar o seu conteúdo e criar um diferencial nas suas publicações? Não tem problema! Trouxe, para te seduzir, mais algumas vantagens que você pode ter à sua disposição. Vamos a elas? Veja só:

(x) O SEO faz com que a usabilidade do seu site fique maravilhosa. E você vai concordar comigo: sempre nos interessamos quando acessamos algo e não sentimos dificuldades de encontrar o que desejamos, concorda? Navegamos facilmente e encontramos aquilo que queremos bem rápido.

(x) Quando o SEO começa a nortear o nosso conteúdo, conseguimos segmentar o público. Ou seja, acertamos o alvo e atraímos as pessoas certas, aquelas que consumirão os nossos produtos, serviços e ideias. O diálogo vai se tornar mais fácil, rápido e produtivo.

(x) O links patrocinados valem a pena? Sim, valem (e muito!). Porém, quando estamos realizando buscas, geralmente nos sentimos mais seguros em clicar no conteúdo orgânico (fica sempre a sensação de que “aquela empresa está ali somente porque ela pagou por isso”).

(x) Por que gastar tanto dinheiro com mídia paga se você pode economizar com o SEO? Você gasta muito menos (de verdade!) quando valoriza o orgânico. Além disso, a sua marca ganha autoridade, pois o seu público-alvo começa a perceber que você está ali nas primeiras colocações porque realmente é bom.

Vamos conversar um pouco mais sobre SEO?

Eu trabalho com SEO e ajudo diversos clientes? Sim!

Eu utilizo SEO nas minhas próprias publicações? SIM!

Eu gosto de conversar sobre SEO? Sim, amo!

Então, te convido a bater um papo mais pessoal sobre o assunto.

Eu vou adorar compartilhar com você!

É só me chamar no WhatsApp (21) 98773-7874. Vamos?

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