É bem difícil (bem difícil mesmo!), nos dias de hoje, que algum empreendimento sobreviva sem o Marketing Digital. E por mais que ainda existam aqueles que se mantêm resistentes a este novo caminho que a Internet nos proporcionou, pouco a pouco, todos começam a perceber que aí mora o segredo do sucesso.
Sim, é não é uma defesa sem argumentos ou precedentes. Trata-se de uma realidade; e vamos conversar hoje sobre ela. Porém, é válido também mencionar que existem desvantagens que precisam ser consideradas, pois você sabe bem que não existe nada que seja 100% bom, concorda?
Desta forma, seja você um colaborador, um gestor, um estudante ou um empreendedor de novos negócios, a verdade é que o Marketing Digital se tornou uma maneira de fazer com que as pessoas nos encontrem, se interessem por nós ou pelo nosso trabalho e mantenham um vínculo.
Percebe como não podemos deixar de conversar sobre isso? Só de você estar lendo esse conteúdo, já mostra que você chegou até aqui através do Marketing Digital que eu “coloquei” no meu conteúdo. Só por isso já valeu a pena! Continue acompanhando alguns detalhes importantes que separei para nós.
Afinal, o que é Marketing Digital?
De cara podemos dizer que Marketing Digital é um conjunto de estratégias que aplicamos no meio digital a fim de aproximar pessoas, fortalecer contatos, promover uma marca ou uma ideia, gerar negócios lucrativos e compartilhar conteúdo relevante e que gere bons debates.
Para isso, temos à nossa disposição uma série de caminhos e, de acordo com o seu perfil e o tipo de negócio que você empreende, podemos selecionar a (s) opção (s) mais adequada (s). É importante dizer isso porque, não necessariamente você precisa estar em todos os lugares para ter sucesso.
Sendo isso, para utilizarmos essa possibilidade tão rica que é o Marketing Digital, podemos produzir conteúdo nas redes sociais, em blogs pessoais ou corporativos, em sites, com e-mail marketing, links patrocinados, buscadores… Percebe quantos caminhos?
Qual deles tem a ver com você? Essa é uma das primeiras perguntas que precisamos fazer quando estamos definindo o nosso planejamento de Marketing Digital. Isso porque, como já dissemos, você não precisa estar em todas, mas sim naquelas que performarão bem no seu tipo de negócio.
Por isso, é preciso ter esse cuidado, senão você vai gastar tempo (e dinheiro) produzindo conteúdo que não acrescentará muito para os seus interesses. Esse é um equívoco que muitas pessoas e marcas acabam cometendo. Mas, com o tempo, acabam refinando essa utilização.
Para que serve o Marketing Digital?
Quando alguém te disser que Marketing Digital serve “apenas” para divulgar o seu negócio, faça uma pausa de três segundos e, em seguida, compartilhe a informação de que é muito mais do que isso. Serve TAMBÉM para divulgar negócios e vender.
Todavia, há muitas outras possibilidades, como:
(x) Compartilhar conhecimento.
(x) Debater sobre assuntos importantes e pertinentes para a nossa vida.
(x) Encontrar pessoas que tenham um perfil “x” para disseminar uma ideia especial e que fomente melhorias para a sociedade.
(x) Mostrar-se atuante no seu segmento de profissional (o LinkedIn é ótimo para isso).
(x) Demonstrar valores.
(x) Criar espaços de convivência saudáveis, onde possam fluir boas ideias e gestos mais pacíficos (e isso não é nenhuma utopia).
(x) Gerar negócios.
(x) Fortalecer a imagem de uma marca no mercado.
(x) Seduzir consumidores.
Vantagens do Marketing Digital
São muitas as possibilidades que temos à nossa inteira disposição quando nos voltamos para o Marketing Digital, seja para a nossa vida pessoal, para nós, enquanto profissionais ou mesmo para marcas e empresas. Tome nota e comece hoje mesmo a desfrutar de tudo isso:
1 – PRESENÇA ONLINE
“Estar na Internet” virou uma necessidade de todas as pessoas, em especial quando estamos falando de negócios e de vida profissional. Isso porque já virou um hábito as pessoas procurarem por nós ou pela nossa marca sempre que precisam tirar conclusões a nosso respeito.
Você mesmo já deve ter o hábito de buscar informações nas redes sociais quando está avaliando algum tipo de produto ou de serviço. E, quando não encontra, já tem uma avaliação não muito positiva. Isso acontece com você? Acredito que sim!
2 – FIDELIZAÇÃO
Se você é uma marca, seu intuito é sempre vender produtos, serviços ou ideias. Mas, para que a sua venda não ocorra apenas uma vez, é preciso gerar fidelização. Para isso, conteúdos de blog e ofertas personalizadas via e-mail costumam apresentar ótimos resultados.
3 – AUTORIDADE
Quando realizamos um trabalho correto de Marketing Digital, a tendência é que comecemos a nos destacar no nosso segmento de atuação. Isso nos dá autoridade, nos torna uma boa referência e, com isso, somos os primeiros a ser lembrados quando nosso público tem alguma necessidade.
4 – CUSTO-BENEFÍCIO
Engana-se quem acha que, para ter tantas vantagens com o Marketing Digital, é necessário um alto investimento. Não, isso não é verdade! As empresas de pequeno e médio porte conseguem, com pouco dinheiro, obter resultados satisfatórios. E as grandes também.
5 – MENOS FORMALIDADE, MAIS RELACIONAMENTO
Todos nós gostamos de ser bem tratados, concorda? E o Marketing Digital nos permite atender os clientes de maneira mais informal e próxima. Como exemplo, podemos citar as respostas por mensagens diretas no Instagram, a interação via WhatsApp, entre outros. Tudo feito de maneira rápida e muito simples.
Desvantagens do Marketing Digital
Nem tudo são flores! Por isso, apesar de o Marketing Digital ser ótimo e apresentar resultados muito positivos, é preciso ter consciência de que existem alguns entraves. Por isso, é válido que você tenha noção destes detalhes também. Veja só:
1 – ACESSO À INTERNET
Apesar de termos a ilusão de que todo mundo tem celular e acesso à Internet, isso ainda não é uma realidade (esperamos que seja em algum dia). Por isso, quando estivermos traçando as nossas estratégias, precisamos considerar se uma importante parcela do nosso público tem ou não.
2 – GOLPES E DESCONFIANÇA
A Internet proporciona diversos benefícios, mas também temos percebido nos últimos tempos uma crescente ocorrência de golpes digitais. Isso gera uma preocupação e desconfiança no nosso público, o que pode impactar nas vendas online.
3 – RESTRIÇÃO PARA UMA PARCELA DO PÚBLICO
Há empresas e clientes mais tradicionais. Por isso, não podemos obrigá-los a aceitar que a Internet é um caminho valioso. Dessa forma, é essencial entendermos qual o perfil do nosso público. Com isso, poderemos:
(x) Produzir conteúdo online e offline na mesma intensidade.
(x) Ter presença digital, mas dar uma atenção especial para aqueles que valorizam o material impresso, o rádio ou a televisão.
Por fim, especificamente neste caso, uma dica: mesmo que o seu público seja quase 100% tradicional, não deixe de ter uma presença digital. Esse é o caminho e, em algum momento, todos migrarão para ele. Não espere isso acontecer para começar a caminhar. Pense nisso!