7 Dicas sensacionais para manter a saúde mental na pandemia (e depois dela também).

A vacina está chegando!

Essa é a notícia mais esperada dos últimos meses, em especial porque o mundo inteiro parou em função da pandemia do coronavírus. Eu e você (e todo mundo) fomos MUITO impactados.

E, mesmo com a progressiva abertura, ainda estamos em sinal de alerta.

Quando converso com amigos, leio relatos em redes sociais, assisto noticiários diversos, o que mais me chama a atenção é a saúde mental das pessoas.

Acredito que este ponto tenha sido (e ainda está sendo) o maior gerador de problemas, ao lado – é claro – do Covid-19.

Nesse contexto, por mais que a gente saiba que estamos chegando ao momento em que a doença será controlada, temo que as consequências para a nossa cabeça possam ser perigosas.

É por isso que não podemos nos acomodar, entregar ou pagar pra ver. Precisamos cuidar – ou continuar cuidando – do nosso interior, pois a gente mal sabe como estaremos quando a vida voltar ao normal.

Selecionei algumas dicas que eu coloquei em prática ao longo desses meses e outras que apurei nos mais diferentes setores da sociedade. Nunca é tarde pra começar, concorda?

Bora pra lista?

Saúde Mental – colocando a mão na massa

1 – Qual o seu hobby? Correr, rezar, ler, malhar, nadar, meditar… As atividades de nos fazem sentir prazer geram um bem-estar imenso e mandam a tristeza pra longe. Invista nisso!

2 – Estabeleça um horário para dormir e acordar, mesmo se você ainda estiver no formato de home office. O sono é terapêutico, recarrega as baterias e é um dos maiores aliados da saúde.

3 – Aumente ou reate os laços com seus familiares e/ou amigos. O diálogo saudável nos dá segurança para enfrentar as batalhas diárias. Precisamos estar fortes e unidos para combater todas as consequências do confinamento.

4 – Filmes, séries, programas esportivos ou de culinária geralmente são bastante atrativos e descansam a nossa mente. Os livros também são sensacionais no quesito “coisas saudáveis”, além das inúmeras lives, que chegaram pra ficar. Mergulhe nisso, desde que não chegue ao ponto do vício, que será um peso a mais nessa fase complicada.

5 – Estude! Estude e estude! Nunca é demais! E ainda mais agora com os cursos online, que geralmente são mais baratos do que os presenciais (ou até gratuitos). Crescer profissionalmente é requisito básico para realizar os seus sonhos.

6 – Reserve um momento no seu dia para ficar sem fazer nada, literalmente. Já experimentou a sua própria companhia? O silêncio nos leva ao reencontro, ao equilíbrio, ao prazer. Deseje estar com você mesmo, deitado no sofá, com as pernas pra cima. Por que não? Experimente!

7 – Por último e não menos importante, considere a possibilidade de buscar ajuda profissional caso perceba que as demandas estão acabando com você, diminuindo a sua autoestima e te fazendo infeliz. O número de casos de depressão (e suas consequências) tem aumentado muito nos últimos meses. Psicólogos, Terapeutas, Neurologistas e Psiquiatras ganharam uma importância ainda maior nos últimos tempos.

Por fim, é fato que já passamos por momentos ainda piores nos últimos meses. Mas ainda não estamos livres! Ou seja, precisamos continuar cuidando de nós mesmos, do nosso hoje e, principalmente do amanhã, que trará toda a herança desses tempos pesados de pandemia.

Vamos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Entre em contato