Hoje, mais do que nunca, estamos certos de que tudo muda a todo tempo. É claro que o assunto do momento é o Coronavírus; mas não vamos usá-lo como tema principal. Pretendemos utilizá-lo apenas como provocação para tratar de um ponto importante para a Comunicação: a versatilidade.
Com certeza você se comunica com pessoas que valorizam os encontros pessoais e também com aquelas que se encontram virtualmente em quase todas as situações.
É fato que a Internet trouxe mudanças importantes e significativas para a humanidade: aproximou o mundo em poucos cliques, em frações de segundos. Mas também está claro que esfriou um pouco o calor das interações; o olho no olho faz uma diferença brutal, concorda?
Perdemos e ganhamos com a tecnologia. E eu acredito que o melhor dos mundos é aquele que consegue equilibrar os dois lados. Ontem estávamos tentando fazer exatamente isso: extrair o melhor de cada opção. Hoje, devido às circunstâncias, isso mudou um pouco.
Transitando em ambos os lados, nos mostramos flexíveis e capazes de atuar em qualquer circunstância. Essa capacidade humana é fantástica! É um privilégio que nós possuímos; um diferencial que nos permite ser altamente competitivos.
Hoje o nosso desafio é sermos virtuais! Pelo menos, o máximo possível…
Não se trata de deixarmos de lado as nossas preferências pelo real ou virtual. Falamos de necessidade. E como já dissemos antes, somos mutáveis, flexíveis e capazes; muito capazes, por sinal.
A comunicação é tão rica que, aliada à capacidade humana, consegue ser completa em todas as suas ações de transmitir a melhor mensagem que cada destinatário precisa e merece receber.
O momento exige e essa é nossa demanda! Hoje é assim; hoje precisamos ser assim.
Amanhã?
Amanhã será uma nova demanda, um novo formato, um novo desafio, uma nova mutação. E alguém duvida de que conseguiremos nos adaptar?
Eu não duvido de mim, de você, de nós!
E você?
Hashtag: #Comunicacao #write #writer #comunicar #jornalismo #jornalista #corona #coronavirus #mutacao #virtual #mudança #real #internet