Os tempos mudaram! As pessoas compram cada vez menos jornais e revistas nas bancas, as redações estão mais enxutas, o leitor não espera mais a informação chegar até ele no noticiário do dia seguinte.
Sim, a Internet fez uma reviravolta total na forma como consumimos e produzimos informação. E é fato que, no início, houve certo temor com o futuro por parte dos jornalistas, principalmente porque a principal função desses profissionais (eu sou um deles) precisaria se adequar às novas demandas da sociedade.
A conexão mundial e à disposição de todas as pessoas levou a um crescimento sem tamanho da informação. Tudo é rápido, quase que instantâneo; é imediato!
Aconteceu do outro lado do mundo, a gente aqui já sabe, já apurou em diversos locais, portais, sites e redes sociais. Ao mesmo tempo em que produzimos informação a partir do que acabamos de ver, ler ou ouvir.
E essa é a nova lógica do consumo/produção de informação. O que antes era privilégio somente dos profissionais da imprensa, hoje é rotina de diversas pessoas, de formações e objetivos distintos.
É o momento do Produtor de Conteúdo. Um novo nome para os Jornalistas? Não! É a nomenclatura de quem constrói informação (relevante ou não). E o jornalista precisou aceitar e se adequar a este novo grupo.
Porém, a pergunta mais importante para o nosso papo de hoje é: os Jornalistas são (ou podem ser) bons Produtores de Conteúdo?
Jornalistas: Características Positivas em Tempos de Conteúdo
Assim como todos os Jornalistas, eu tive que me adequar, estudar a fundo a Produção de Conteúdo, escolher um caminho e me colocar à disposição de um mercado cada dia mais competitivo.
E não vamos aqui nos prender à análise que busca entender se hoje o nivelamento é por baixo ou em alto nível. Essa é uma questão pra outro post.
O que pretendo levantar aqui são características comuns a todos os Jornalistas que os coloca como ótimos Produtores de Conteúdo. Veja só:
– Jornalistas estão acostumados a conviver com o imprevisível, pois esta é uma constante da nossa profissão. Tudo acontece de última hora, transformando um dia calmo num verdadeiro caos.
– Jornalistas sabem mensurar o ponto de equilíbrio do conteúdo que publicam. E isso é um ponto fortíssimo na Produção de Conteúdo, em especial quando falamos de conteúdo corporativo. Uma marca que só fala de “como o meu produto é bom” e se esquece de gerar informação pertinente para o segmento em que atua, não agrega o valor necessário para um consumo positivo.
– Jornalistas são sempre criativos, se viram nos 30 todos os dias. E criatividade na Era Digital é um dos pontos mais importantes na luta por cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos.
– Jornalistas são grandes contadores de histórias, e o segredo para ganhar visibilidade e destaque no segmento de atuação é saber contar uma história que seja atraente, direta e que respire SEO (Search Engine Optimization).
– Jornalistas aprendem e treinam muito a apuração dos fatos. E isso os diferencia positivamente, pois é fundamental para embasar aquilo que você produz. Não adianta! Se não apurar, se não se preocupar em compartilhar algo que realmente seja real, rapidamente alguém puxa o seu tapete.
Não tem como fugir! O consumidor de hoje também sabe apurar (e muito bem, diga-se de passagem).
Jornalismo – Uma Última Colocação
É importante finalizar com uma verdade: o Jornalismo não morreu e não morrerá! Ele se reinventa constantemente e fica cada dia melhor!
Vamos continuar a falar sobre este assunto? Chama pelo WhatsApp (21) 98773-7874. Vai ser bacana conversar com você!