Antes de qualquer coisa, temos um fato: nos dias de hoje, todas as marcas precisam estar presentes nas redes sociais. Todos nós sabemos disso, não é verdade?
Porém, será que é necessário estar em TODAS elas?
Essa é uma questão que divide opiniões e gera debates bastante produtivos. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.
Redes Sociais – a arma que une marcas e consumidores
Apesar de sabermos que ainda existe uma grande quantidade de pessoas que não dão tanto valor para as redes sociais, é importante ter em mente que a grande maioria já as considera como algo essencial para contatos diversos, encontros e reencontros, compartilhamento de conteúdo e veículo determinante para a decisão de compra e consumo.
As marcas, sejam elas grandes ou pequenas, precisam estar onde o consumidor também está. E é exatamente nas redes sociais que todos os tipos de negócio têm um campo fértil e propício para a conquista do cliente e fidelização da marca.
Porém, existe um grande equívoco por parte daqueles que afirmam que o sucesso depende da presença em todas as redes sociais.
Afirmo categoricamente que não!
E explico: cada rede social foi criada com um objetivo específico e um formato que se adequa perfeitamente a determinados produtos/serviços em detrimento de outros.
Por este motivo, antes de sair por aí produzindo, postando e compartilhando como se não houvesse amanhã, é preciso conhecer a fundo todas (ou, pelo menos, as principais) redes sociais. A partir daí, você conseguirá focar todo o seu tempo, energia e dinheiro naquelas que realmente vão gerar lucro, sucesso e credibilidade para o seu negócio.
Redes Sociais – conheça um pouco mais sobre as principais
FACEBOOK – trata-se de uma rede social estratégica para praticamente todo tipo de produto/serviço. Estar presente aqui significa que você transita num campo onde seus principais concorrentes também estão; e seu público também.
Todavia, para se destacar no Facebook, é preciso uma boa verba para investir, criatividade e um planejamento profissional. Alcançar, impactar e dar credibilidade para uma marca são pontos plenamente possíveis, mas requer trabalho duro. As pessoas esperam que você esteja lá!
É uma rede social típica de empresas que prezam pela realização de ótimos negócios e estabilização da marca.
Por isso, tenha o Facebook entre as suas redes sociais de trabalho. Mas cuidado com o tiro no pé: simplesmente estar, não produzir conteúdo com regularidade, não interagir com seu público, não responder a questionamentos e críticas… Aí é melhor nem aparecer por lá!
*Ideal para – todas as empresas. Não caia no erro de afirmar que o Facebook está em queda. Experimente deixá-lo de lado pra ver quem é que vai cair…
INSTAGRAM – é a rede que tem o melhor apelo visual. Ao contrário do que muitas pessoas e marcas pensam, não é uma espécie de álbum de fotos, onde você publica uma imagem e as pessoas vêm correndo atrás de você querendo consumir milhões com os seus produtos/serviços.
Ao mesmo tempo em que funciona como uma grande vitrine, onde você expõe tudo o que tem para oferecer para o seu público, requer planejamento, periodicidade e uma série de estratégias.
Nos últimos anos, o Instagram tem crescido MUITO, tanto que muitas marcas têm até deixado o Facebook um pouco de lado e canalizado suas energias nesta rede.
Sendo assim, é importante que a sua marca cresça e se desenvolva junto com o Insta. Aproveite essa onda!
*Ideal para – empresas que possuem forte apelo visual ou que tenha relação com a arte. Alimentação, prática de exercícios físicos, fotografia, moda, nutrição são alguns exemplos de segmentos que precisam investir ativamente nesta rede social.
TWITTER – é a rede social típica do diálogo; uma ótima opção para dar atenção personalizada para o seu cliente. Mesmo com um número de caracteres considerado restrito, é possível ser objetivo na resolução de problemas/dúvidas.
E, como sabemos que as pessoas não têm tempo e nem paciência com nada na Internet (principalmente para resolver problemas), torna-se um importante aliado que, ao mesmo tempo em que dá atenção, melhora a imagem da sua marca.
*Ideal para – empresas que precisam de rapidez na produção, divulgação e resolução de problemas. Empresas de notícias e marketing são dois grandes exemplos de negócios que precisam estar aqui.
Atualmente, muitas empresas têm usado o Twitter como SAC; e tem dado muito certo!
YOUTUBE – não podemos falar em crescimento nos últimos anos e deixar o Youtube de lado. Ter um canal no Youtube deixou de ser moda e virou estratégia de negócios.
Porém, estamos falando de algo que tem um custo de produção alto. Afinal, você não vai querer produzir um vídeo caseiro e sair por aí dizendo que a sua marca é sinônimo de qualidade e bom gosto.
Por mais criativo que seja, a qualidade do produto final diz muito sobre o que você é e o que pode oferecer para o consumidor.
*Ideal para – empresas que tem o planejamento de investir em publicidade. Em geral, o consumidor prefere ver a ler um conteúdo publicitário. Se, no seu negócio, cabe produzir treinamentos e tutoriais, invista aqui.
Uma tendência que tem apresentado resultados significativos atualmente é a publicidade paga do Youtube. Vale o investimento.
LINKEDIN – é a mais profissional de todas. Aqui falamos de contatos profissionais, seja de empresa para empresa, seja de empresa para profissionais.
O foco aqui é o negócio; por isso, o conteúdo produzido deve ter essa cara e esse objetivo.
*Ideal para – empresas do setor B2B são as que mais atuam no LinkedIn. Porém, todo profissional que realmente queira aparecer para os grandes negócios, precisa ter um perfil profissional por aqui.
Redes Sociais – é hora de decidir onde estar presente
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características das principais redes sociais, é hora de decidir onde vai colocar a sua energia, o seu tempo e o seu dinheiro.
Você precisa estar apenas nos lugares que gerarão bons e lucrativos negócios.
Antes de qualquer coisa, é fundamental fazer uma análise do seu mercado e do segmento em que você atua.
Quem é a sua empresa? O que ela pode oferecer? Como ela pode oferecer? Para quem ela oferece? Em que rede social ela TEM QUE estar?
Vamos bater um papo mais aprofundado sobre isso enquanto tomamos um café?
Estou esperando a sua mensagem no meu WhatsApp (21) 98773-7874 para podermos marcar um papo que realmente vai mudar a sua visão sobre redes sociais e o rumo do seu negócio.
Afinal, não dá mais pra fugir das redes sociais. Estou te esperando!