Todos nós sabemos que você escreve muito bem, que domina o conteúdo que produz e que está totalmente inserido no segmento em que pretende atingir clientes em potencial. Logo, isso já é o bastante para chegar ao seu objetivo, certo? Errado! E quem faz a Revisão de Texto?
Esse é um ponto fundamental quando tratamos da tão importante tarefa que é produzir conteúdo relevante para o segmento em que atuamos. Escrevemos muito bem, levantamos as melhores fontes, apuramos com muita atenção e seriedade, mas sempre surgem dúvidas quanto à ortografia, à gramática, à forma e à clareza.
É neste contexto que entram os Revisores de Texto, aqueles profissionais que vão analisar aquilo que você produziu, com um olhar descansado e totalmente preparado para descobrir aqueles “errinhos” que sempre passam despercebidos.
Revisor de Texto – vantagens de contar com este profissional
Foi pensando em valorizar a importância deste profissional (eu sou um deles), que separei alguns motivos que te levarão a perceber o quanto a parceria Redação/Revisão é essencial quando o assunto é produzir conteúdo relevante e fácil de ser digerido pelo público.
1 – OLHAR SEM VÍCIO – você já deve ter passado pela situação de escrever um texto e depois ler várias vezes o que você produziu em busca de erros. Mas não encontra uma vírgula sequer fora do lugar. Porém, quando este mesmo conteúdo é revisado por um profissional, surgem diversos equívocos.
A explicação para isso é que o seu olhar ficou viciado com aquele texto que você trabalhou durante algumas horas (ou dias). Com isso, nossos olhos não conseguem perceber nada de errado.
Uma coisa tem que ficar clara: quem escreve nunca pode revisar aquilo que produziu.
Eu, por exemplo, sou Redator e Revisor. Mas, quando produzo conteúdo, NUNCA reviso meu texto. Tem sempre alguém para me auxiliar nesta missão.
2 – CREDIBILIDADE – você já deve ter percebido que, na Internet, o que não faltam são textos muito parecidos (alguns até idênticos. Cópia mesmo!). Produzir um conteúdo original, sem erros ortográficos e gramaticais, com uma linguagem específica para o tipo de público que você pretende atingir e com a qualidade necessária para gerar diferenciais positivos para a sua marca: esse também é um serviço do Revisor de Texto.
3 – VALORIZAÇÃO – não abra mão disso: você vale aquilo que o seu público percebe a seu respeito. E, mais ainda, não se engane: as pessoas estão cada vez mais atentas e seletivas.
O público sabe escolher as suas referências. Por isso, valorize – MUITO – a ortografia, a gramática, a qualidade, a clareza, a forma, a adequação da linguagem ao seu público, a objetividade/subjetividade.
Se deixar esses aspectos em segundo plano e abrir mão de um Revisor de Texto, pode estar gerando uma economia que vai custar muito caro lá na frente.