Os 5 erros mais comuns encontrados nos conteúdos da Web

Você sabe que falamos muito por aqui em Produção de Conteúdo e o quanto esta tarefa tem se tornado vital para todos os segmentos. Porém, existe um ponto que estraga um bom trabalho: os erros de ortografia, concordância e em detalhes/formatos específicos para textos da Web.

Pra começar, uma coisa que me deixa muito triste é ver brasileiros incomodados quando alguém fala e/ou escreve outro idioma de forma equivocada e, ao mesmo tempo, não dão a mínima para os erros de Português.

Todavia, antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que sabemos como é importante e essencial conhecer bem um segundo (ou terceiro, ou quarto) idioma; é uma aptidão que abre portas na vida profissional e não podemos abrir mão disso.

Porém, não existe justificativa para não conhecer e dominar a nossa língua nativa. A Língua Portuguesa é rica e lindíssima! E seria ótimo que olhássemos para ela com olhares apaixonados, com intimidade.

E, dentro deste contexto de empurrar com a barriga conceitos e regras básicas da língua, é que encontramos erros grotescos em diversos conteúdos da Web.

Além dos erros citados acima, existe a questão do formato web, que é tão importante quanto falar e escrever bem a Língua Portuguesa. Há casos em que até encontramos ótimos textos, mas o formato impede que eles tenham um bom desempenho no mundo digital.

Erros em textos na Web – veja os mais comuns

1 – PALAVRA-CHAVE – quando pensamos em produzir conteúdo para Web, a palavra-chave é um dos elementos mais importantes para o bom desempenho da nossa produção.

Além de resumir a ideia central do conteúdo, será essencial para que seu texto seja encontrado pelas pessoas através do Google e demais buscadores.

Por isso, num conteúdo digital, não se esqueça de, além de definir a palavra-chave principal, de colocá-la, pelo menos, no título e no primeiro parágrafo.

2 – CONHECER O SEU PÚBLICO-ALVO – para quem você está escrevendo?

A resposta para esta questão é essencial para o sucesso do seu conteúdo. E percebemos claramente que alguns produtores abrem mão disso pra escrever da maneira que mais gostam.

Imagine escrever um conteúdo repleto de formalidades e palavras rebuscadas para o público jovem.

Ao mesmo tempo, imagine escrever um artigo voltado para um segmento bastante formal, com uma linguagem solta demais, com bastante informalidade.

Conhecer a fundo para quem você escreve te permitirá produzir o conteúdo que o seu público realmente quer consumir.

3 – PENSAR APENAS EM SEO E BUSCADORES – produzir um conteúdo otimizado é um dos grandes diferenciais para ter uma ótima quantidade de acessos.

Mas não caia num erro comum que é esquecer-se do seu leitor. Pessoas não agem da mesma forma que os buscadores; portanto, tenha sempre em mente que o seu leitor prioriza uma leitura agradável.

Ou seja, não exagere nas técnicas! Encontre um equilíbrio e terá muito sucesso J

4 – FALTA DE OBJETIVIDADE – você já deve ter se deparado com um conteúdo que dá voltas enormes para chegar em determinado ponto.

Por isso, é fundamental nunca esquecer: pessoas não têm tempo e nem paciência para rodeios.

Seja objetivo, vá direto ao ponto e entregue aquilo que o seu título promete para resolver o problema do seu leitor!

5 – GRAMÁTICA – como já falamos anteriormente, é inaceitável erros grotescos de ortografia e concordância. E a gente encontra tanta coisa escrita (e dita) de forma equivocada, não é mesmo?

Escrever corretamente é o mínimo que se espera quando nos aventuramos no mundo da produção do conteúdo.

Portanto, antes de tudo, precisamos estudar, conhecer e dominar a Língua Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Entre em contato