Loja Virtual – entenda por que o E-Commerce é a melhor forma de vender a sua marca – parte 1

Quando a Internet começou a existir na vida das pessoas, era até certa pretensão alguém querer ter uma loja virtual. Uma novidade bastante cara e nem tão eficaz para as empresas que buscavam comercializar seus diversos produtos.

Se voltarmos um pouco no tempo, vamos descobrir que Michael Aldrich inventou o que podemos chamar de o protótipo da compra online, em 1979, com transações eletrônicas com B2B (business to business) e B2C (business to commerce).

A partir daquele momento o sistema evoluiu e transformou-se numa das maneiras mais eficazes e seguras de vender através da Internet.

O tempo passou e o valor de investimento do E-Commerce ficou bastante acessível para todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

O custo-benefício é enorme, mas é preciso saber fazer, ou melhor, saber quem pode fazer isso pra você.

Porém, antes, um pouco de história. É importante você conhecer o caminho do E-Commerce no Brasil.

O E-Commerce no Brasil

Você precisa entender bastante sobre o E-Commerce no Brasil; afinal, é imprescindível ter noção do mercado em que você vai atuar. Dados como métricas, receitas móveis, taxas de conversão e valores médios dos produtos são nomenclaturas que precisam fazer parte do seu dia a dia. Vejamos alguns dados atuais:

1 – O domínio do varejo

O varejo domina as vendas online. Mais da metade do comércio é realizado pelas empresas que vendem apenas pela Internet e cerca de 40% corresponde àqueles que vendem de forma tradicional mas têm ofertas online.

2 – A força dos smartphones

Os smartphones têm participado cada vez mais da vida das pessoas. E com o E-Commerce não é diferente. Em média, 1 em cada 8 vendas online são realizadas através do celular.

É importante ressaltar a importância de investir numa Loja Virtual que carregue bem em todas as plataformas, pois a tendência é que essa relação aumente nos próximos anos.

3 – Os tablets estão com tudo

As vendas online realizadas através dos tablets já representam cerca de 6% do total, em especial as empresas que vendem apenas no mundo virtual.

4 – Taxa de repetição

Cerca de um terço dos clientes que adquirem produtos numa loja virtual costumam voltar e realizar novas compras. E aqueles que têm maior presença online geralmente obtêm uma taxa de repetição ainda maior.

Essa taxa tende a aumentar para aqueles que não se preocupam apenas em vender, mas também em fidelizar o cliente e enriquecer a experiência deste com a marca.

5 – Crescimento anual

A taxa média de crescimento anual no E-Commerce é de mais de 50% o que não deixa dúvidas do poder dessa ferramenta e das reais possibilidades de evolução nos próximos anos.

O que você precisa para ter um E-Commerce de qualidade?

Para ter uma Loja Virtual é preciso muito mais que a vontade de obter sucesso. Existem alguns requisitos importantes para não morrer pelo meio do caminho.

  • Foco – Sua loja virtual não pode enganar o cliente. Ele tem que ser direcionado rapidamente para o local onde se encontra as informações do produto que ele quer comprar.
  • Visibilidade – Você precisa de SEO para estar bem posicionado nas buscas. Afinal, os clientes te encontrarão a partir de pesquisas realizadas nos mecanismos de busca. Por isso, você precisa estar na primeira página do Google; de preferência, na primeira posição.
  • Segurança – Não abra mão de utilizar na sua loja os requisitos de segurança padrão. Para cartões de crédito, os dados do cliente não devem ficar gravados no sistema da sua Loja Virtual.
  • Credibilidade – Sua imagem é fundamental para o sucesso da sua loja. O cliente precisa estar seguro de que comprar com você é a melhor opção, tanto na qualidade do produto, quanto na segurança da transação e entrega da compra na residência.
  • Atendimento – Não dificulte a comunicação com o seu cliente. Você precisa estar 24 horas disponível para atendê-lo. Utilize todas as mídias e ferramentas de comunicação disponível. Não economize nesse ponto! Skype, 0800, telefone, chat, respostas de email automáticas, enfim, o seu cliente precisa se sentir importante, pois é ele que falará bem de você para as outras pessoas.

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