Hoje vamos falar um pouco sobre a relação dos Websites Responsivos com as técnicas de SEO e o posicionamento nas buscas orgânicas.
O advento dos Websites Responsivos tem relação direta com o Marketing Digital e é uma necessidade primordial adaptar-se a essa nova realidade para que as estratégias de SEO sejam feitas da maneira correta.
Os novos algoritmos do Google dificultam bastante a vida dos sites com layout fixo, pois os que possibilitam uma boa experiência mobile para os usuários serão mais bem posicionados.
O Google recomenda que os sites utilizem a versão responsiva, com todos os dispositivos usando o mesmo conjunto de URLs e com cada URL fornecendo o mesmo HTML a todos os dispositivos.
Por isso, o primeiro passo para fazer uma boa campanha de SEO e, consequentemente, alcançar as primeiras posições no Google e nos outros buscadores, é investir em Websites Responsivos.
Em outras palavras, o Google não está decretando que a sua empresa vai acabar. Ele está apenas privilegiando o formato que mais se adequa aos novos padrões de acesso, onde as plataformas móveis são mais utilizadas que os desktops.
A opção é sua e aconselhamos que você não seja muito resistente aos Websites Responsivos.
Responsivo x Mobile
Existe uma diferença importante entre os Websites Responsivos e os Mobile e é bom que você entenda bem todos os detalhes; afinal, você quer realmente utilizar a tecnologia a seu favor, não é verdade?
- Responsivo – como já falamos anteriormente, nos Responsivos todos os elementos são reorganizados e adequados às diferentes plataformas, gerando uma excelente experiência para o usuário em todas elas.
- Mobile – O Mobile é um site específico para os dispositivos móveis e não são visualizados em notebooks e desktops.