Mídias Sociais – vantagens e desvantagens

Não tem mais jeito! As Mídias Sociais já estão enraizadas nas nossas vidas e ocupam uma porcentagem considerável do nosso dia.

De uma simples ferramenta que nos possibilitava encontrar amigos distantes, elas se tornaram um terreno fértil para o Marketing, a Comunicação, o Comércio, o Entretenimento e muito mais.

Porém é importante lembrarmos que tudo tem seus prós e contras. E não é diferente com as Mídias Sociais.

Certamente você encontrará pessoas que são totalmente contra, ao mesmo tempo em que existem milhões que são totalmente a favor, seja para fins comerciais e/ou profissionais, seja pelo fascínio e dependência que as Mídias Sociais transmitem.

 

 

Mídias Sociais – os benefícios

Seja para uso pessoal ou profissional, é inegável a presença e a importância das Mídias Sociais na sociedade atual.

Para que possamos analisá-las de forma mais aprofundada, teme nota de alguns benefícios:

– É um excelente espaço para a implementação e desenvolvimento de negócios.

– O custo para a implantação das Mídias Sociais nas empresas é baixíssimo, comparado às formas tradicionais de Comunicação e consumo.

– A comunicação está em alta com as Mídias Sociais. Atraente, estratégica e instantânea, aproxima pessoas e empreendimentos. Notícias que acontecem do outro lado do mundo chegam até nós de maneira instantânea e gratuita.

– Você pode encontrar antigos amigos e fazer novas amizades, laços e parcerias.

– É um grande balcão de empregos e possibilidades.

– Formação de grupos de discussão e debate, essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

– Existe uma relação de proximidade das empresas para com seu público através das Mídias Sociais. Seja para elogios, críticas ou mesmo para consumir o conteúdo de uma marca, tudo é colocado à disposição dos usuários.

 

 

Mídias Sociais – desvantagens

Apesar de essenciais nos dias de hoje e de a gente não conseguir mais imaginar a vida sem as Mídias Sociais, há pontos desvantajosos nessa nossa relação diária de curtir, comentar e compartilhar.

– Por ser fascinante e viciante, o uso das Mídias Sociais geralmente causa a queda da produtividade de alguns colaboradores nas empresas em que trabalham. Perdem o foco e um tempo precioso que deveria estar sendo usado para o trabalho.

– Para as marcas, ao mesmo tempo em que as Mídias Sociais permitiram uma importante aproximação com o público, elas deixam as empresas vulneráveis a críticas pesadas, pois todo usuário tem a possibilidade de externar as suas impressões a respeito de algo, seja positiva ou negativamente.

– Abandonamos o mundo real e passamos grande parte do dia no mundo virtual. Isso faz com que as pessoas se afastem do contato físico e deixem grande parte dos seus relacionamentos restritos às Mídias Sociais.

– A abrangência das Mídias Sociais é um fator positivo que, se bem usado, torna-se um importante meio de divulgação. Todavia, a velocidade de compartilhamento de uma boa notícia é a mesma de um acontecimento mentirosa, que prejudica pessoas e/ou marcas.

 

 

 

Mídias Sociais – um dos pilares do Marketing Digital

Nós já sabemos que as Mídias Sociais têm o poder de humanizar as marcas e trazê-las para perto do consumidor, e isso é fundamental para o sucesso nos negócios.

Por isso, nesse contexto, é fácil perceber o quão importante são as Mídias Sociais para a Comunicação. É, por isso, um pilar do Marketing Digital.

Todavia, a complexidade que está por trás dos melhores usos das Mídias Sociais requer um profissional especializado para gerir, definir um posicionamento e produzir conteúdo adequado.

 

Subestimar as Mídias Sociais é um dos grandes erros de muitas empresas, que ainda acreditam que qualquer postagem é suficiente para alcançar àqueles que realmente são importantes para o sucesso dos negócios.

Marketing Digital e Mídias Sociais caminham lado a lado e é fato que os líderes dos diversos segmentos do mercado dão a cada um o devido valor e a atenção necessária, pois sabem que são eles que alcançarão a quem realmente vale a pena: o público, aqueles que consomem o conteúdo, ou seja, VOCÊ.

 

 

 

 

 

 

 

 

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