PPC – uma ótima alternativa para divulgar a sua marca

Quando você está fazendo uma pesquisa no Google ou nos demais buscadores, o caminho é o mesmo: digita uma palavra-chave ou uma frase que faça referência ao tópico da sua busca.

E numa fração de segundos surgem dezenas, centenas e até milhares de links como opção para você clicar.

Os resultados que aparecem são de dois tipos: os orgânicos, que são aqueles cujo ranking é determinado por boas práticas de SEO; e os pagos, que são as opções que aparecem acima dos resultados orgânicos e à direita.

Esses últimos (os resultados pagos) são o nosso tema de hoje.

 

PPC – o que é?

PPC (Pay-per-click) é a publicidade paga do Google. Em geral, as três primeiras opções que surgem como resultados das buscas são pagas e, como sabemos que ninguém tem muita paciência para pesquisar coisas na Internet, geralmente são os links que as pessoas clicam logo de cara.

Mas por que esses anúncios são colocados logo na parte superior da página?

A resposta é simples: são eles que geram dinheiro para o Google; é natural que ganhem maior destaque nas buscas, entende?

Para aparecer no topo, com o PPC, não demora muito. Isso é proporcional ao valor que você investe na sua campanha; você terá resultados mensuráveis num prazo bem curto.

Com o PPC você otimiza o número de cliques no seu site, enquanto que aqueles que são gerados por boas práticas de SEO tem uma outra maneira de impulsionamento.

 

PPC – entenda como funciona

O Pay-per-click (pague por clique) é uma estratégia de anúncios que você cria no Google Adwords (essa é a ferramenta do PPC. Falaremos mais especificamente dela em outra ocasião).

A mecânica de atuação do PPC funciona da seguinte maneira:

1 – Através do Google Adwords você cria o seu anúncio, com texto específico, palavras-chave, link pro seu site, etc.

2 – Toda vez que alguém encontra o seu anúncio e clica nele, é levada para o destino que você determinou.

3 – A cada clique dado no seu anúncio, você paga um valor para o Google. Daí vem o nome Pay-per-click (pague por clique).

 

PPC – vantagens

Investir em links patrocinados é uma estratégia muito rentável para os seus negócios; afinal, você atingirá clientes em potencial que, possivelmente, gerarão conversão no seu site.

Então, lembre: cada clique vale ouro!

Por isso, há uma série de vantagens que você precisa conhecer.

Veja só:

SEGMENTAÇÃO – você pode gerar campanhas diferentes e segmentá-las para públicos distintos. Isso diversifica a sua estratégia de atuação.

 

EXECUÇÃO RÁPIDA – você precisa de um prazo bastante curto para colocar o seu anúncio no ar e ele começar a gerar cliques (é claro que, quanto maior o investimento, mais rápido será o resultado).

 

MAIOR ALCANCE – investir em PPC aumenta o seu alcance, além do fato de que você pode segmentar a sua campanha para eliminar os cliques que não gerarão resultados positivos para o seu negócio.

 

MÉTRICAS DIÁRIAS À SUA DISPOSIÇÃO – você tem acesso diário ao andamento da sua campanha. Com isso, é possível alterar constantemente algum dado da sua estratégia e monitorar os resultados.

 

PAGO POR CLIQUE – nesta estratégia de marketing você paga apenas por clique dado nos seus anúncios e não por visualizações.

 

BAIXO CUSTO – devido à qualidade dos cliques, o custo pode ser considerado baixo, além do fato de que você mesmo pode definir o seu orçamento diário (não existe um mínimo estipulado pra isso). É óbvio que, quanto mais você investir, maior será o seu alcance.

 

PPC x SEO – quem é o melhor?

O PPC (Pay-per-click) e SEO (Search Engine Optimization) são duas estratégias comprovadamente eficientes quando falamos em impulsionamento de um negócio na Internet.

Todavia, uma questão que divide opiniões diz respeito a qual das duas opções é a melhor, a mais rentável.

Qual das duas opções será mais eficiente quando o seu público-alvo buscar pelo seu produto/serviço?

A diferença básica entre PPC e SEO você já conhece, correto?

Vamos recordar?

No PPC você paga por uma publicidade. Você define as suas palavras-chave, segmenta o seu público, define um orçamento diário e direciona para onde o seu cliente será levado quando clicar no seu anúncio (e paga por cada clique). Os resultados são de curto prazo.

 

 

Já no SEO, todo o trabalho realizado não gera custos pra você. Sua otimização visa colocá-lo numa posição de destaque nos resultados orgânicos (aqueles que aparecem abaixo dos links patrocinados).

Você encontrará defensores de ambos os lados:

– “O SEO é gratuito. É, por isso, uma estratégia muito mais rentável”.

– “Apesar do PPC ser pago, você tem a certeza de que, conforme o seu orçamento, o seu anúncio estará bem posicionado”.

– “O PPC tem resultado de curto prazo, enquanto que o SEO é um investimento de médio a longo prazo”.

Então, qual a conclusão? Quem é o melhor: PPC ou SEO?

Esteja certo de uma coisa: nem um e nem outro. Utilize os dois em conjunto e tenha uma estratégia de Marketing Digital TOP!

Usar um e deixar o outro de lado significa abrir mão de um terreno que está à sua disposição.

E um detalhe importante: seu concorrente possivelmente utiliza os dois.

E aí? Como fica o seu negócio?

 

 

 

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