6 dicas infalíveis para otimizar o seu conteúdo

Produzir conteúdo não é algo de outro mundo, mas também não é uma tarefa tão simples, como alguns dizem por aí.

Basta você imaginar que centenas (ou milhares) de pessoas hoje “fabricam” um sem-número de coisas diariamente e, mais ainda: muitas delas constroem conteúdos com o mesmo tema que o seu.

E aí? Como se destacar no meio de tanta gente?

É óbvio que há muita porcaria na Internet (não vamos nos preocupar com isso). Nosso foco é aquilo que precisa ser feito para colocar o nosso conteúdo na frente de tanta gente boa e que faz coisas com muita qualidade.

Superar os conteúdos ruins é mole. Mas nossa meta é brigar de igual para igual com os produtores de conteúdo TOP da Internet.

Como fazer? Ou melhor: o que fazer?

 

 

Produção de Conteúdo – uma realidade que não dá para fugir

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que há diversos tipos de conteúdo: texto, aúdio, vídeo, imagem, etc, etc e etc.

Para cada tipo, muitos detalhes e dicas importantes.

Hoje vamos pensar apenas na produção de texto, mais especificamente de sites e blogs (em breve vamos falar de textos para redes sociais).

Para isso, separamos dicas simples, a fim de que comecemos do início mesmo, criando uma espécie de roteiro, que inicia até de forma mecânica e, pouco a pouco, vai se tornando algo natural.

Quando o texto começa a fluir naturalmente, entra em campo o seu talento. E esse é o tempero final, o que mais te destaca e que te coloca nas primeiras colocações.

Por isso, lembre: “regras + talento = sucesso”.

 

Produção de conteúdo – dicas valiosas

Então, vamos direto ao ponto!

Tome nota das dicas e, a partir de agora, não se esqueça de utilizá-las nos seus textos.

Antes, uma ressalva: você não vai conseguir usar todas as dicas em todos os seus textos. Porém, quanto mais você utilizá-las, mais otimizado o seu conteúdo estará.

 

BULLET POINTS – de forma objetiva, são itens que você relaciona em frases curtas.

Não tente construir Bullets com períodos longos; é um verdadeiro tiro no pé.

São benefícios dos Bullet Points:

– Permite que a informação compartilhada fique mais organizada.

– Facilita – e muito – a leitura (não esqueça: textos cansativos geram REJEIÇÃO).

– Destaca pontos importantes do seu conteúdo.

Por fim, não se esqueça de manter um padrão. Ou seja: faça Bullets com o mesmo número de linhas (ou bem próximo disso).

 

 

PARÁGRAFOS – essa é uma organização importante para o sucesso do seu texto.

Parágrafos longos cansam o leitor. E aí você já sabe: REJEIÇÃO. A melhor opção são estruturações de duas ou três linhas (uma ou outra com 4 linhas). Se passar disso…

Quando você quebra em parágrafos, você adiciona mais espaços em branco, despoluindo o seu texto. Fica gostoso de ler.

 

CABEÇALHOS E SUBTÍTULOS – esses são pontos que facilitam a vida do leitor. E, se ele gostar da sua organização, fatalmente consumirá o seu conteúdo até o fim.

Uma prática comum dos leitores na Internet é, antes de ler o conteúdo, escaneá-lo até o fim, para verificar o tamanho do texto, as imagens e se ali tem tudo o que eles estão buscando.

Os subtítulos permitem que o leitor adiante a leitura ou volte em algum ponto para reler.

Por isso, não abra mão dessa alternativa! Seu texto ficará bastante organizado.

 

 

IMAGENS – Taí uma coisa que todo mundo gosta de encontrar nos textos.

As imagens deixam o seu conteúdo mais completo, mais alegre, mais fácil de entender, mais leve e, acima de tudo, elas complementam aquilo que você procurou compartilhar através das palavras.

 

ITÁLICO e NEGRITO – o uso deles deixa a sua mensagem mais clara.

Utilize o Itálico quando precisar destacar palavras de outros idiomas, livros, publicações, artigos científicos, entre outros.

Use o Negrito para destacar palavras ou frases que julgar realmente importantes para o conteúdo que você está produzindo.

 

OUTRAS MÍDIAS – já comentamos aqui que todo mundo ama textos com imagens.

Mas você não precisa ficar restrito a elas. Utilize, quando possível, outras opções para enriquecer e complementar a parte textual:

– Vídeos do YouTube.

– Áudios

-Posts de redes sociais.

 

 

Produção de conteúdo – hora de colocar a mão na massa

Você já tem aí dicas importantes para começar a produzir textos otimizados.

Existem outros pontos que vão tornar o seu conteúdo ainda mais escaneável. Mas, para começarmos, já está ótimo.

Não adianta eu colocar aqui 1 milhão de dicas que só irão atrapalhar o seu desenvolvimento.

A hora agora é de praticar para deixar o seu texto bem fluido. Aí sim, a gente começa a acrescentar outros detalhes.

Mãos à obra!

 

 

 

 

 

 

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