Eu sou uma das pessoas que apoia essa crescente produção de conteúdo por pessoas de diferentes formações; afinal, quanto mais produção, mais trocas e mais oportunidades de aprendermos e evoluirmos.
Nunca olhei pelo lado do aumento da concorrência, até porque há espaço para todos. E, se o mercado está competitivo, é um estímulo a mais para estudarmos e nos atualizarmos para produzir um conteúdo cada dia melhor.
Amo escrever e, ao longo do tempo, fui descobrindo alguns pontos fundamentais que não podemos deixar de lado quando pretendemos produzir um conteúdo que realmente faça a diferença na vida de quem lê.
E é por isso que separei algumas dicas que nunca saem da minha cabeça quando escrevo qualquer coisa.
Produção de Conteúdo – nunca se esqueça desses pontos
1 – LEITURA – ler e escrever tem uma relação íntima e determinante. A leitura aumenta a nossa capacidade de análise e percepção, aumenta o nosso vocabulário, aguça a nossa criatividade e o senso de interpretação. Quanto mais lemos, mais adquirimos subsídios para produzir um bom conteúdo, pautado pelo equilíbrio e criatividade.
2 – GRAMÁTICA – outro ponto fundamental é escrever corretamente. Não adianta ter boas ideias, estar antenado com os temas do momento se não dominamos as regras gramaticais. Podemos até ter boas pautas, mas erros grotescos de gramática fazem com que percamos a credibilidade. Invista numa linguagem simples; isso vai diminuir a margem de erros.
3 – OPINE COM RESPEITO – é ótimo e fundamental que você tenha a sua opinião. Analisar os fatos, ouvir diferentes pontos de vista e deixar clara a sua opinião são pontos que levam a um conteúdo que realmente tem valor para as pessoas. Porém, quando opinar, procure ter certeza do que está afirmando, analise com calma todas as versões, tendo bom senso e equilíbrio para não desrespeitar o direito das outras pessoas de ter posições contrárias às suas. É na diferença que aprendemos mais. Opine e esteja pronto pra reconhecer que a posição do outro é melhor do que a sua, quando for o caso.
4 – SIMPLICIDADE – tenha sempre em mente: quanto mais simples, mais fácil de ser entendido e mais difícil de ser interpretado de maneira equivocada. O valor do seu texto não está na quantidade de “palavras bonitas” que você usa, mas sim na clareza e objetividade que ele possui, a ponto de qualquer pessoa, de qualquer grau de escolaridade, estender a sua mensagem.
5 – REVISÃO – tenha a humildade sempre de pedir para alguém revisar o seu texto. É muito perigoso revisar o que você acabou de escrever, pois isso aumenta a possibilidade de erros não serem percebidos. Tenha sempre um revisor para fazer aquela análise final. Faça parcerias com outros redatores. Você revisa os textos de seus parceiros e eles revisam o seu.