De antemão, é preciso deixar claro: no texto de hoje falaremos sobre DICAS e não sobre REGRAS. Não sou daqueles que tentam ditar padrões. A clara intenção deste conteúdo é compartilhar maneiras que podem te ajudar a escrever legendas que gerarão maior alcance e aceitação por parte dos seus seguidores.
Você pode escrever para a sua rede social pessoal ou produzir conteúdo para a sua empresa ou alguma marca específica. Existem maneiras práticas de tornar o seu texto de fácil leitura e entendimento pois, como você bem sabe, quase ninguém tem tempo (ou paciência) de ler textos maçantes e sem atrativos.
Vamos lá?
1 – PARA QUEM VOCÊ ESCREVE?
A primeira coisa que você precisa definir é: para quem você escreve os seus posts?
É para algum público específico (homens, mulheres, ciclistas, vegetarianos, filósofos) ou é para você mesmo?
Esse é um detalhe fundamental!
Se você escreve para um segmento em especial, é preciso utilizar uma linguagem característica daquele grupo, com expressões que gerem identificação, que façam o seu seguidor sentir que aquele conteúdo é para ele.
Agora, se a sua intenção é fazer uma espécie de diário virtual ou livre expressão de suas opiniões, a linguagem é mais livre e pode ser que só faça sentido para você ou para poucas pessoas (aqui não vale a frustração de achar que ninguém se interessa pelo que você escreve, pois você está escrevendo para você mesmo, prioritariamente).
2 – QUAL O TAMANHO IDEAL DE UM TEXTO?
Aqui a resposta é: DEPENDE!
Depende do grau de interesse que o seu tema possa gerar. Todos nós temos assuntos que rendem muitas linhas, mas há temas que, no máximo, ocupam 3 linhas (ou até menos do que isso).
Por isso, é fundamental que você tenha a clara noção do quão importante é este ou aquele assunto. Se for algo normal, corriqueiro, não tente “encher linguiça”, pois isso vai tornar o seu tema ainda mais dispensável.
Mas se for algo bacana, inédito, uma novidade que você sabe que vai gerar um burburinho entre os seus seguidores, aí sim vale se aprofundar. Todo mundo vai querer saber T-O-D-O-S os detalhes.
3 – ORDEM DIRETA
A melhor maneira de escrever legendas de posts (e também de qualquer texto para a Internet) é utilizar a ordem direta (sujeito + verbo + objeto). Esse formato deixa a leitura mais dinâmica, fácil e agradável. É melhor usar “Paulo (sujeito) comprou (verbo) o carro (objeto)” do que “O carro foi comprado por Paulo”.
4 – GERE CONEXÃO
Uma boa legenda sempre procura criar um link com o seu seguidor. Seu conteúdo, para ter bom resultado, precisa aguçar a curiosidade, chamar a atenção e criar no seu leitor uma vontade responder o seu conteúdo, comentar e até compartilhar com outras pessoas. Por isso, utilize perguntas, instigue e fomente o debate. Mas, algo muito importante: não caia no erro de achar que as polêmicas te tornarão popular. Isso é fogo de palha; um verdadeiro tiro no pé.
5 – IMAGEM É TUDO
A imagem é muito importante para o sucesso do seu post, em especial aquelas em que você aparece. Isso sempre gera maior interesse. Por isso, perca a vergonha e coloque a sua cara nos posts. Os vídeos curtos também funcionam muito bem e costumam ter excelente alcance (e, claro, se você estiver no vídeo, mais sucesso ainda).
Existem muitas outras dicas. Mas, se colocar essas 5 em prática, já estará na frente de MUUUITOS usuários. Por fim, só mais dois detalhes: crie uma regularidade nas postagens (estipule dias certos para postar) e nunca se esqueça de que “o menos é mais” (nada de exageros para chamar a atenção; você não precisa disso).