Cada dia mais a produção de conteúdo tem se tornado uma demanda popular. O que a gente mais percebe é que todo mundo resolveu escrever, produzir vídeos, fazer layouts.
Porém, não basta querer fazer isso! É preciso ter o mínimo de conhecimento a respeito destas tarefas para que a QUALIDADE daquilo que é produzido seja capaz de gerar interesse no seu público-alvo.
Foi por isso que separamos 10 dicas básicas, essenciais e bem simples de serem aplicadas para que você se destaque no meio dessa quantidade de conteúdo que todo dia brota pelos meios digitais.
Papel e caneta na mão (ou CRTL + C / CRTL + V) e vamos lá:
Dicas para Escrever bem na Internet
1 – SIMPLICIDADE – a primeira e uma das mais importantes dicas quando falamos sobre escrever textos para sites, blogs e redes sociais é ser o mais simples possível. Quanto mais objetivo for o seu texto, mais fácil será a compreensão. Por isso, deixe de lado a ideia de que palavras bonitas e rebuscadas seduzirão as pessoas. O foco tem ser o entendimento!
2 – ORDEM DIRETA – em geral, procure escrever seus textos seguindo a ordem “sujeito + verbo + objeto”. Evite hipérbatos (inversões) e todas as possibilidades que impeçam que o seu texto seja fácil de ler.
3 – PERÍODOS CURTOS – essa terceira dica é praticamente um complemento das duas primeiras. Simplicidade, ordem direta e períodos curtos darão ao seu texto uma fluidez essencial para que ele ganhe destaque e fique bem ranqueado nos mecanismos de buscas.
4 – DEFINA O SEU PÚBLICO – é fundamental que você saiba para quem você está escrevendo. Não adianta querer agradar a todos os segmentos! Defina o seu público, pois isso será fundamental para a linguagem e o estilo da sua escrita.
5 – BULLET POINTS – você já sabe que um bom texto tem que ser fácil de ser entendido, não é verdade? Para isso, uma ótima opção é a utilização de bullet points, pois eles organizam melhor as suas ideias, facilitam a leitura e tornam o seu conteúdo visualmente bonito.
6 – TÍTULO – um bom título é uma estratégia bastante eficiente para que as pessoas encontrem o seu conteúdo nas buscas orgânicas. O título precisa ser curto, atrativo e deve sintetizar a ideia principal do seu texto. A Hashtag principal do seu conteúdo deve também estar presente no título. Nunca esqueça: um título bem feito é quem chama a atenção para o clique do usuário.
7 – APURAÇÃO – as dicas que estamos compartilhando são técnicas eficazes para a produção de um bom conteúdo. Mas tudo será em vão se você não conhecer o máximo de informações sobre o tema em questão. Por isso: APURE, APURE, APURE! Cheque as informações, busque diferentes fontes até estar certo de que tudo é verídico. Fuja do FAKE NEWS!
8 – PALAVRA-CHAVE – as hashtags são nossas aliadas. É por elas que muitos leitores encontrarão o seu conteúdo. Ou seja, quanto melhor a escolha das palavras-chave, mais acessos para o seu conteúdo. Existem diversos aplicativos gratuitos que ajudam a definir as melhores # para o tema que você está tratando.
9 – A LÍNGUA PORTUGUESA – imagine que você seguiu à risca as oito regras anteriores e tem tudo para produzir conteúdos muito atrativos. Mas existe um grande problema: você não domina bem a Língua Portuguesa. Erros de ortografia, concordância, regência… Infelizmente isso é o que a gente mais encontra pela web. Erros grotescos e que destroem totalmente o seu conteúdo. ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE a Língua Portuguesa.
10 – REVISE O SEU TEXTO – essa é a última dica (e uma das mais importantes). Por mais que você coloque em prática tudo o que sugerimos anteriormente, é fundamental revisar o seu texto pois, muitas vezes, a gente escreve algo errado e não percebemos, por falta de atenção, por pressão ou cansaço (isso é muito comum e acontece sempre). De preferência, peça para outra pessoa revisar o seu texto; mas, se não for possível, você mesmo vai ter que revisar. Dê um tempo, esfrie a cabeça e releia tudo.
Feito isso, você estará no caminho certo para produzir os melhores conteúdos da web. Boa produção!