Apesar de, em tempos de pandemia, termos a sensação de que os dias não passam e de que 2020 ainda não terminou, 2021 já começou há bastante tempo.
Vivemos o tempo do isolamento, da recessão, dos encontros virtuais, da saudade dos abraços, da ansiedade, da depressão, da alta irritabilidade, da impaciência, dos jogos sem torcida nos estádios, das restrições e protocolos, da máscara e do álcool gel.
Porém, apesar de todos esses obstáculos, temos que viver, ou melhor, sobreviver e criar alternativas para que, quando tudo isso passar, tenhamos ainda saúde mental para voltar à normalidade de antes.
É por isso que selecionei dez coisas que todos nós precisamos fazer ainda neste ano, sem postergar!
Vamos fazer?
São dez pontos que julgo importantes. Mas, se não estiver com paciência para ler tudo, leia apenas o número 1 e o número 10.
Dez ações para a felicidade
1 – VACINE-SE – por mais óbvio que pareça, é fundamental começarmos por isso. A gente nem sabe se toda a população será vacinada ainda neste ano. Todavia, falo para aqueles que ainda não tem certeza se devem ou não se vacinar.
Vai lá, rapaz! Compareça, moça!
Não dói nada; nem a agulhada dói. Cuide de você e dos outros. Depois de tanto sofrimento, tudo o que todos nós queremos é amor e consciência tranquila.
2 – SORRIA, ou melhor, GARGALHE – sabe o que eu quero dizer?
Ria de tudo; ria de você mesmo; ria sozinho. Sorrir ilumina a alma!
Você pode até dizer que sorrir não resolve tudo. Mas acredito que ficar de cara feia e reclamando até da sombra é bem pior.
Se não tiver nada para rir, ria da minha cara. Vou ficar feliz de ouvir a sua gargalhada e saber que você está se sentindo melhor.
3 – FAÇA UM ELOGIO – por pior que seja alguém, é certo que você encontrará algo de bom para valorizar. Por isso, faça pelos outros algo que vai refletir em você.
Elogiar é mágico! Mas não falo de elogios baratos, sem nexo, sem sentido. Analise as pessoas; você vai encontrar algo real para valorizar. Se não encontrar nada de bom em alguém, é porque não procurou direito. Valorize o que há de melhor!
4 – ESTUDE – usar a pandemia como desculpa para não fazer nada é uma bola fora. Há muitas coisas para fazer agora e que te permitirão colher ótimos frutos quando a vida voltar ao normal (não aceito esse termo “novo normal”).
Estude, invista em você. Há uma série de ótimos cursos, graduações e especializações com preços acessíveis e online (e gratuitos também).
5 – ACEITE-SE – isso não é papo de autoestima! Não estou pedindo para você ignorar os seus defeitos; muito pelo contrário!
Mas é somente quando aceitamos as nossas qualidades e os nossos defeitos é que temos a clareza necessária para fazer os ajustes que nos farão pessoas melhores.
Se há erros, devem ser corrigidos. Mas, antes de tudo, precisam ser aceitos e identificados.
6 – EXERCITE-SE – “não vou para a academia porque tem muita gente”; “só volto pro crossfit depois que eu me vacinar”; “abandonei a natação porque não seguem os protocolos”.
Ótimo! Isso mostra que você se preocupa com isso.
Por que então não investe em atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas, meditação, etc?
Escolha horários mais vazios, mantenha-se de máscara o tempo todo, leve o seu frasquinho de álcool e comece a movimentar o seu corpo.
7 – MENOS COMPETIÇÃO – para ser bem objetivo: compita menos, faça mais parcerias e seja mais solidário.
Depois de tanta dor que estamos vivendo, já temos a plena noção do quanto precisamos de amor, afeto, carinho e ajuda do próximo.
8 – NÃO DESPERDICE – sempre falo para a minha filha quando ela quer jogar a comida no lixo: “Sabia que tem um monte de crianças iguais a você que estão morrendo de fome e adorariam comer essa comida?”.
Digo o mesmo pra mim e pra você…
9 – PERCA O MEDO – todos nós temos medo de alguma coisa. E, muitas vezes, nos escondemos atrás desses medos para justificar insucessos ou mesmo para não tomar atitudes.
Mas é importante mencionar: há medos tão enraizados que não somos capazes de vencer sozinhos. Para superar isso, releia o número 7 e busque ajuda dos que te amam e também de pessoas especializadas, como psicólogos, terapeutas, psiquiatras. Vai dar certo!
10 – AME – nunca ficou tão claro para todos nós o quanto amar é necessário. No mundo, no nosso continente, no Brasil, no nosso estado, no nosso bairro, na nossa rua, na nossa casa…
Amar é o grande diferencial para sobrevivermos!
Amar é a oportunidade de tirarmos algo de bom do meio de tantas mortes, dores e sofrimentos.
Ainda que a sua vacina demore a chegar, comece a amar agora.
Sim, agora mesmo!
Ame!
É muito mais importante do que aquilo que julgamos ser a razão dos nossos dias.